Já fez LIKE no TVI Notícias?

BCE deve manter juros com prestações em máximos

Relacionados

Abrandamento económico e da inflação permitem baixar preço do dinheiro

O Banco Central Europeu (BCE) deve manter a taxa de juro de referência para a Zona Euro, na sua reunião desta quinta-feira, nos 4,25%. Mas os especialistas acreditam que o preço do dinheiro vai baixar ainda este ano.

Apesar de a decisão ser já esperada há algum tempo, a verdade é que em Agosto as taxas comerciais Euribor voltaram a subir e, nos contratos de crédito revistos neste mês de Setembro, houve um novo aumento das prestações a pagar ao banco, que estão em máximos de vários anos.

PUB

A boa notícia é que, no médio prazo, as taxas do BCE devem mesmo baixar. Além da descida que ainda é esperada para este ano, os analistas esperam mais descidas para o ano que vem, uma das quais ainda durante o primeiro trimestre. A verificarem-se as duas descidas, a taxa ficaria nos 3,75%. Mas os mais optimistas acreditam que, em 2009, os juros podem descer até aos 3,5%.

A permitir a redução dos juros está um abrandamento da taxa de inflação, que atingiu um pico em Julho, acima dos 4%, mas que deverá abrandar para o final deste ano e ao longo de 2009. O BCE acredita que a taxa deverá voltar para valores perto de 2% no fim do ano que vem. O que seria uma boa notícia, já que uma inflação a este nível é compatível com a meta da instituição, de manter a estabilidade de preços.

Por outro lado, os sinais de fragilidade dados pela economia da Zona Euro, impedem uma nova subida das taxas. Alguns analistas acreditam mesmo que o BCE estará prestes a rever em baixa as suas previsões de crescimento para a economia da Zona Euro.

PUB

Relacionados

Últimas