Costa afasta contágio de crise bancária e critica proposta "tímida" de Bruxelas na eletricidade - TVI

Costa afasta contágio de crise bancária e critica proposta "tímida" de Bruxelas na eletricidade

  • Agência Lusa
  • BCE
  • 15 mar 2023, 15:45
António Costa (EPA/Adriel Perdomo)

O primeiro-ministro considera que a proposta da Comissão Europeia para o mercado da eletricidade "fica muito aquém daquilo que é necessário”

Relacionados

O primeiro-ministro afastou esta quarta-feira a possibilidade de riscos de contágio a Portugal de uma crise bancária, salientando que nenhum banco nacional está sob procedimento, e criticou a timidez da recente proposta da Comissão Europeia sobre o mercado da eletricidade.

Em conferência de imprensa no final da 34.ª Cimeira Luso Espanhola, em Lanzarote, no arquipélago das Canárias, António Costa citou a conclusão dos ministros das Finanças da União Europeia sobre a “estabilidade” do mercado bancário europeu.

“No caso concreto de Portugal, há poucas semanas a Comissão Europeia encerrou o último procedimento que havia [Novo Banco] relativamente a um banco que tinham sido objeto de resolução e que agora concluiu o seu processo de reestruturação, encontrando-se em boas condições”, declarou.

Depois, o líder do executivo falou sobre a evolução dos custos da energia, dizendo que a solução Ibérica para desligar a eletricidade do gás “permitiu que exista uma inflação ao nível da energia” em Portugal e Espanha “muito inferior” à inflação geral.

“Já não é o custo da energia que está alimentar a inflação, mas sim outras causas, importando analisá-las. É preciso ver qual a melhor forma de lhe dar resposta”, disse, após ter sido interrogado sobre a existência de especulação na formação de preços de bens alimentares.

Neste ponto, advogou que, se relativamente a setores diversos tivesse existido o mesmo quadro regulatório forte que se aplica em relação à energia, “seguramente a inflação hoje estaria mais controlada do que aquilo que está”.

Se António Costa não desenvolveu o tema da evolução dos preços dos bens alimentares em Portugal, o mesmo já não fez em relação à proposta da Comissão Europeia, que foi divulgada na terça-feira, sobre o mercado da eletricidade.

“A proposta que a Comissão Europeia apresentou para a reforma do mercado da eletricidade é muito tímida”, defendeu.

Segundo o primeiro-ministro português, essa proposta “apresenta alguns passos positivos, no bom sentido, mas fica muito aquém daquilo que é necessário”.

“Aquilo que é necessário é o que Espanha e Portugal têm vindo a defender desde março do ano passado, no sentido de separar de uma vez por todas os mercados da eletricidade e do gás, acabar com a regra marginalista de fixar o preço da eletricidade pelo preço mais elevado da sua fonte de produção”, disse.

Em suma, António Costa reiterou que fixação do preço da eletricidade deve ser em função do custo efetivo da sua forma de produção.

Durante a conferência de imprensa, o primeiro-ministro foi questionado se na Cimeira Luso Espanhola foi abordada a questão do processo de privatização da TAP e sobre a possibilidade de o grupo de que faz parte a Ibéria ser um potencial comprador da transportadora aérea nacional.

Na resposta, António Costa disse que, em Lanzarote, ao longo de dois dias, os dois governos não saíram da análise às questões relativas “á mobilidade terrestre”.

Ao longo de vários minutos, o primeiro-ministro elencou uma série de projetos de construção ao nível ferroviário e rodoviário em execução para reforçar as vias de comunicação entre Portugal e Espanha.

Continue a ler esta notícia

Relacionados