Blinken apela à China para restabelecer comunicação com exército dos EUA - TVI

Blinken apela à China para restabelecer comunicação com exército dos EUA

  • Agência Lusa
  • MJC
  • 13 jul 2023, 16:01
Antony Blinken (Foto: Emmi Korhonen/Lehtikuva via AP)

A questão da ilha de Taiwan permanece um dos principais contenciosos entre Pequim e Washington

Relacionados

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, apelou à China para restabelecer “com urgência” a comunicação entre os exércitos dos dois países.

“É da nossa responsabilidade manter abertos os nossos canais de comunicação, incluindo entre os nossos dois exércitos, e penso ser urgente que o façamos. Ainda não foi possível concretizá-lo”, sublinhou Blinken num encontro com o seu homólogo chinês Wang Yi em Jacarta, disse à agência noticiosa AFP um responsável norte-americano sob anonimato.

A reunião decorreu à margem das discussões da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) que decorre na capital indonésia, também na presença de representantes da Rússia, Índia, Japão, Austrália e a União Europeia (UE), entre outros.

Fundada em 1967, a ASEAN integra o Brunei, Camboja, Indonésia, Laos, Malásia, Singapura, Tailândia, Vietname e Myanmar, e estabeleceu um roteiro para a inclusão de Timor-Leste.

A questão da ilha de Taiwan permanece um dos principais contenciosos entre Pequim e Washington, com a China a considerá-la uma província rebelde e parte integrante do seu território, enquanto os Estados Unidos se comprometeram a defendê-la de um eventual ataque.

As conversações de Jacarta ocorrem cerca de um mês após a deslocação de Blinken a Pequim, a primeira visita de um chefe da diplomacia norte-americana em quase cinco anos.

A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, também esteve na capital chinesa, na passada semana, com o objetivo de ultrapassar diversos diferendos comerciais.

Continue a ler esta notícia

Relacionados