Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Rússia afirma que a NATO está a preparar-se para um confronto direto

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-07-17

O que está a acontecer

2024-07-17
22:25

Soldados ucranianos que treinam na Alemanha estão a ser vigiados por drones possivelmente "hostis"

Centenas de soldados ucranianos estão a fazer um curso intensivo de seis semanas na Alemanha sobre os fundamentos da guerra e combate urbano, como parte da ajuda militar alemã a Kiev. Mas, mesmo longe da linha da frente, os soldados ucranianos estão a ser observados de perto por drones com possíveis “intenções hostis”.

“Presumimos que pelo menos alguns desses drones estejam a ser conduzidos com intenções hostis”, afirmou o tenente coronel Roland Bösker, citado pelo POLITICO.

Embora não tenha a certeza de que os drones estejam ligados à Rússia, o comandante admite suspeitar que os mesmos façam parte do esforço de Moscovo para desestabilizar e desmoralizar os aliados ocidentais que apoiam Kiev.

Segundo o POLITICO, os militares alemães têm instruído os soldados ucranianos a tomarem partido desta situação para desenvolverem uma consciência constante do que se passa nos céus de modo a preparem-se para o que vão viver na linha da frente, onde vão enfrentar vários drones russos que vão tentar matá-los. “Tem de ser como respirar”, disse um dos militares da Bundeswehr, citado pelo POLITICO.

2024-07-17
22:08

Alemanha corta ajuda à Ucrânia para metade já no próximo ano

A Alemanha vai cortar a ajuda à Ucrânia para metade já no próximo ano, para 4 mil milhões de euros.

A notícia é avançada pelo jornal alemão Der Spiegel, que assinala que o orçamento do governo alemão para 2025 contempla metade da ajuda à Ucrânia face ao ano anterior. Isto significa que foram atribuídos até 4 mil milhões de euros para ajuda militar à Ucrânia, em comparação com os quase 8 mil milhões de euros no orçamento de 2024.

Ainda assim, o governo garante que vai cumprir a meta da NATO de dedicar 2% do PIB à Defesa, prevendo um aumento de 1,3 mil milhões de euros nas despesas militares, elevando-as para mais de 53 mil milhões de euros.

2024-07-17
22:01

"Lavrov tem razão. No período em que Trump foi presidente, nem todas as ambições russas foram aceites pela administração americana"

O tenente-general Marco Serronha, especialista militar da CNN Portugal, analisou também mais uma troca de prisioneiros entre Ucrânia e Rússia e as possíveis negociações entre os dois países.

2024-07-17
21:59

Países Baixos prometem entrega de caças F-16 à Ucrânia "em curto prazo"

O ministro neerlandês da Defesa,Ruben Brekelmans, adiantou hoje que os caças F-16 dos Países Baixos vão chegar à Ucrânia em breve.

"O que posso dizer é que os F-16 chegarão em curto prazo e que estamos a trabalhar arduamente para garantir que isso aconteça o mais rápido possível. Mas não posso divulgar nenhum detalhe operacional - não porque não quero informar o público, (...) mas porque sabemos que os F-16 também são um alvo para a Rússia, e se partilharmos os detalhes operacionais e a data exata e a hora exata, essa é uma informação muito valiosa para o regime russo. E não queremos deixá-los mais informados do que já estão”, afirmou o ministro, em declarações à Ukrinform, em Haia.

2024-07-17
21:53

Drones Sea Baby são agora capazes de atingir navios russos em todo o Mar Negro

Os drones navais Sea Baby, um modelo recentemente utilizado pelas forças ucranianas no terreno, têm capacidade para transportar mais de uma tonelada de explosivos com um alcance superior a mil quilómetros.

De acordo com o porta-voz do Serviço de Segurança da Ucrânia, Artem Dekhtiarenko, citado pela Ukrinform, isto significa que estes drones são capazes de afundar navios russos em qualquer zona no Mar Negro.

2024-07-17
21:44

Explosões registadas em Kiev e alertas aéreos em curso

Pelo menos duas explosões eclodiram esta noite em Kiev, dez dias depois de ataques em massa russos que atingiram a capital ucraniana, avança a AFP.

O presidente da câmara de Kiev, Vitali Klitschko, adiantou no Telegram que as defesas antiaéreas ucranianas foram ativadas e que foi reportado um incêndio no distrito de Darnytsky (sudeste).

A Força Aérea ucraniana referiu, também no Telegram, pelas às 22:51 (19:51 em Lisboa) que os drones se dirigiam para a capital vindos do leste.

2024-07-17
20:32

"A União Europeia está a dar uma imagem de falta de coesão. Em Moscovo, o senhor Putin ri-se"

O major-general Agostinho Costa analisou também o possível impacto da escolha de J.D. Vance como candidato republicano à vice-presidência no apoio à Ucrânia caso Donald Trump vença as eleições.

2024-07-17
18:53

Lavrov diz que Moscovo está pronto para trabalhar com qualquer presidente dos EUA

A Rússia está pronta para trabalhar com qualquer presidente dos EUA que esteja disposto a envolver-se num “diálogo equitativo e mutuamente respeitoso”, declarou o ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov.

Mais Vistos