GUERRA AO MINUTO | Trump anuncia negociação para "divisão de territórios" entre Ucrânia e Rússia
O que está a acontecer
- Como o que "existe entre as duas Coreias". Países da NATO querem criar uma barreira com uma nova arma nas fronteiras com a Rússia
- Como decifrar estes vertiginosos dias de diplomacia na guerra da Ucrânia
- Putin deu uma lição dolorosa a Trump - que foi enganado. Era previsível
- Na Ucrânia ou em Gaza, Trump descobre que acabar com as guerras é mais difícil do que parece
- Poucas horas depois da promessa de pausa, Rússia e Ucrânia acusam-se mutuamente de ataques aéreos contra infraestruturas energéticas e civis
- Zelensky acusa Rússia de ataque a infraestruturas civis horas depois de acordo
- Putin ordena ao exército que suspenda ataques a infraestruturas energéticas durante 30 dias
Nove pessoas feridas e duas mortas em ataque russo a Zaporizhzhia
O exército russo lançou um novo bombardeamento contra a cidade de Zaporizhzhia, matando duas pessoas e ferindo oito, de acordo com o autarca local, Ivan Fedorov.
"Como resultado do ataque inimigo em Zaporizhzhia três pessoas ficaram feridas. Há danos em residências e edifícios na cidade", escreveu Fedorov, que mais tarde que o número de feridos aumentou para oito.
HRW acusa Trump de "pôr em risco" investigação sobre deportação de crianças ucranianas
A Human Rights Watch (HRW) acusou hoje a administração norte-americana de Donald Trump de pôr “em risco os esforços” para localizar as crianças ucranianas deportadas ilegalmente para a Rússia e Bielorrússia, devido aos cortes orçamentais à Universidade de Yale.
“A administração [do Presidente norte-americano] Trump pôs em risco os esforços para encontrar milhares de crianças ucranianas deportadas ilegalmente para a Rússia e a Bielorrússia e, ao fazê-lo, pode ter comprometido provas de crimes de guerra cometidos por funcionários russos”, denunciou Bill Van Esveld, diretor-adjunto da organização não-governamental (ONG) para a área dos Direitos das Crianças, num comunicado.
O Departamento de Estado dos Estados Unidos da América (EUA) financiou em 2022 o Laboratório de Investigação da Universidade de Yale, cujos trabalhos de investigação estavam focados na Ucrânia e nas deportações de crianças ucranianas.
Líderes da UE insistem com Turquia e Reino Unido que "não se pode recomensar agressor"
O presidente do Conselho Europeu e a presidente da Comissão Europeia expressaram hoje a Ancara, Londres, Oslo e Reiquejavique que a paz na Ucrânia tem de ser alcançada “sem recompensar o agressor”, insistindo que o “momento é crítico”.
Em comunicado conjunto, António Costa e Ursula von der Leyen disseram que durante a reunião do Conselho Europeu, na quinta-feira, os líderes dos 27 países da UE “aplaudiram a decisão da Ucrânia de anunciar que está pronta para um cessar-fogo total”.
Contudo, face à ambiguidade da resposta de Moscovo à proposta de um cessar-fogo de 30 dias às infraestruturas energéticas e críticas, os presidentes do Conselho Europeu e da Comissão Europeia, respetivamente, lembraram os parceiros Turquia, Reino Unido, Noruega e Islândia de que “a paz não pode ser recompensar o agressor e que a pressão à Rússia tem de aumentar”.
Zelensky vai a Paris falar com os aliados sobre destacamento de tropas
O presidente da Ucrânia anunciou que a cimeira da “coligação dos predispostos”, que vai acontecer em Paris na próxima semana, vai ter em conta as garantias de segurança e o possível destacamento de um contingente internacional.
Durante uma conferência de imprensa com o homólogo checo, Petr Pave, Volodymyr Zelensky afirmou esperar que saia algo de positivo das reuniões, incluindo o encontro bilateral com o presidente francês, Emmanuel Macron.
“Vamos falar sobre o contingente e de como vamos apoiar o exército ucraniano, bem como a forma desse contingente”, anunciou.
Rússia ataca Sumy com bomas e drones: há três mortos
O procurador da região de Sumy acusa a Rússia de ter lançado um ataque a várias localidades com recurso a bombas e a drones.
De acordo com o responsável, três pessoas morreram e outras quatro ficaram feridas.
“De acordo com a investigação, em apenas uma hora os ocupantes largaram seis bombas teleguiadas no centro da vila da Krasnopillya”, pode ler-se no comunicado do governador da região que faz fronteira com a zona russa de Kursk.
Nova presidente do COI admite regresso da Rússia ao Jogos Olímpicos
A nova presidente do Comité Olímpico revelou à Sky News que é contra a expulsão de países dos Jogos Olímpicos.
Desta forma, Kirsty Coventry, que acaba de tomar posse no novo cargo, abre portas a conversações para um potencial regresso da Rússia à competição.
“O que eu gostaria de fazer era criar um grupo de trabalho que tentasse definir algumas políticas e alguns quadros de orientação que nós, enquanto movimento, pudéssemos utilizar para tomar decisões quando somos levados a entrar em conflitos", afirmou.
Trump anuncia negociação para "divisão de territórios" entre Ucrânia e Rússia
O presidente dos Estados Unidos anunciou que estão a decorrer negociações neste momento para uma “divisão de territórios” entre Rússia e Ucrânia.
Donald Trump não divulgou que divisões podem ser essas, tal como também não revelou se continua a considerar sanções contra a Rússia caso Moscovo negue o cessar-fogo.
Afirmando que espera um cessar-fogo “muito em breve”, Donald Trump disse ainda que os dois lados “estão a lutar um contra o outro”.
“Vamos ter um contrato, e o contrato está a ser negociado”, disse Trump. “O contrato em termos de divisão das terras, etc., etc., está a ser negociado neste preciso momento.”
Vai haver "um cessar-fogo total muito em breve na guerra" entre a Rússia e a Ucrânia
Donald Trump afirmou esta sexta-feira que vai haver "um cessar-fogo total muito em breve na guerra" entre a Rússia e a Ucrânia, escreve a agência Reuters.