Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Rússia atacou instalações de gás importantes para o abastecimento da UE, afirma Zelensky

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-04-25

O que está a acontecer

  • Governo do Tajiquistão recomenda aos seus cidadãos para evitarem deslocações à Rússia

  • Medvedev promete retaliar confisco de bens russos por parte dos Estados Unidos

  • Serviços norte-americanos acreditam que Putin não mandou matar Navalny

  • Kremlin diz que a Rússia vai procurar formas de ultrapassar eventuais sanções da UE às suas operações de GNL

2024-04-27
19:26

Têm cinco metros de comprimento e um alcance de 500 quilómetros: o que são os mísseis Taurus que Kiev pede?

O major-general Isidro Morais Pereira explica em que é que consistem os mísseus Taurus que são solicitados por Kiev no âmbito da guerra contra a Rússia, e que a Alemanha não quer enviar. 

2024-04-27
19:21

Rússia atacou instalações de gás importantes para o abastecimento da UE, afirma Zelensky

A Rússia atacou com 34 mísseis instalações de gás importantes para o abastecimento da União Europeia, afirmou Volodymyr Zelensky este sábado na sua declaração noturna.

"O alvo principal era o setor da energia (...). Em particular, as instalações de gás que são cruciais para garantir o fornecimento seguro à União Europeia", disse o presidente ucraniano.

2024-04-27
18:18

Governo do Tajiquistão recomenda aos seus cidadãos para evitarem deslocações à Rússia

O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Tajiquistão recomendou este sábado aos cidadãos do país para evitarem viajar para a Rússia caso não seja estritamente necessário.

"O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Tajiquistão recomenda urgentemente aos cidadãos do país que se abstenham temporariamente de viajar para o território russo em todos os tipos de transporte, a menos que seja absolutamente necessário", disse o ministério à agência estatal russa RIA Novosti.

A recomendação surge após a detenção de mais de uma dezena de cidadãos do país após o ataque terrorista de 22 de março à sala de espetáculos Crocus City Hall, nos subúrbios de Moscovo.

2024-04-27
17:54

Forças do sul da Ucrânia destruíram seis radares militares russos nas últimas 24 horas

As Forças de Defesa do Sul da Ucrânia anunciaram este sábado ter destruído, entre outro equipamento, seis radares militares russos nas últimas 24 horas.

A informação foi comunicada através do Telegram, onde a mesma fonte referiu ter eliminado 160 combatentes russos no último dia.

2024-04-27
17:12

Ataques russos à região de Dnipropetrovsk fazem três feridos

Uma série de ataques russos a Dnipropetrovsk fez três feridos, informou o governador militar regional, Serhiy Lysak, no Telegram.

Duas mulheres, de 40 e 88 anos, ficaram feridas em Nikopol. Na capital da região, Dnipro, também uma mulher de 59 anos sofreu ferimentos.

2024-04-27
16:41

Rússia diz ter atingido instalações energéticas ucranianas esta semana

O Ministério da Defesa da Rússia afirmou este sábado ter realizado 35 ataques contra instalações energéticas, fábricas, infraestruturas ferroviárias, defesas aéreas e paióis na semana de 20 a 27 de abril.

No seu canal no Telegram, o porta-voz Igor Konashenkov justificou os ataques ao afirmar que estes foram realizados "em resposta às tentativas do regime de Kiev de 
danificar as instalações energéticas e industriais russas".

2024-04-27
16:24

Medvedev promete retaliar confisco de bens russos por parte dos Estados Unidos

No Telegram, o antigo presidente da Rússia e atual vice-presidente do Conselho de Segurança do país, Dmitry Medvedev, ameaçou os Estados Unidos com o confisco dos bens americanos na Rússia, em resposta a uma medida similar tomada por Washington D.C.

"É óbvio que não seremos capazes de dar uma resposta totalmente simétrica a esta grosseria estatal de roubar descaradamente os nossos bens. A razão é clara - não possuímos uma quantidade significativa de bens americanos", começou por escrever Medvedev no seu canal no Telegram.

"Por conseguinte, a resposta só pode ser assimétrica. (...) Estamos a falar de execução hipotecária, por exemplo, por ordem judicial, sobre os bens de particulares situados na jurisdição da Rússia (dinheiro, bens imóveis e móveis, direitos de propriedade)", explicou o ex-chefe de Estado russo.

"Sim, esta é uma história complicada, uma vez que estes indivíduos são normalmente investidores na economia russa. E nós garantimos-lhes a inviolabilidade dos seus direitos de propriedade privada. Mas aconteceu o inesperado - o seu Estado declarou-nos uma guerra híbrida, incluindo uma guerra legal e judicial", completou.

2024-04-27
12:28

Zelensky pede mais ajuda internacional na defesa aérea: "O mundo tem todos os recursos para nos ajudar. É completamente fazível"

Numa publicação na rede social X, Volodymyr Zelensky fala dos mísseis russos que esta noite foram disparados em direção à Ucrânia, e que o país conseguiu interceptar mas só em parte, para pressionar a comunidade internacional de forma a conseguir mais ajuda na defesa aérea.

“O mundo tem todos os recursos para nos ajudar a intercetar todos os mísseis e drones disparados por terroristas russos. Isto é completamente fazível”, argumenta Zelensky. Só é preciso, diz o Presidente ucraniano, que as “decisões políticas necessárias” e “acordos” sejam implementados.

Neste momento, justifica, aquilo de que a Ucrânia precisa é de sistemas de defesa aérea, com qualidade e quantidade suficiente de armas para que o país se proteja, e que sejam entregues “rapidamente”. “O terror deve falhar sempre, e toda a gente que nos ajudar a combater o terror russo é um verdadeiro defensor da vida”.

EM DESTAQUE