Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Ucrânia afirma que a Rússia já perdeu 747.370 soldados desde o início da invasão

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-12-04

O que está a acontecer

2024-12-04
15:46

Kiev rejeita acusação da Rússia de envolvimento da Ucrânia na Síria

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia rejeitou “categoricamente” as acusações russas de que Kiev está a apoiar os rebeldes islâmicos na Síria.

2024-12-04
15:43

EUA restringem vistos por suspeitas de deportação forçada de crianças ucranianas

Os EUA vão restringir a concessão de vistos para cinco funcionários russos e outros suspeitos de estarem envolvidos em crimes de abusos de direitos humanos na Ucrânia, que incluem a deportação ou transferência de crianças ucranianas.

A informação é avançada pela Reuters, que cita um comunicado da Casa Branca.

2024-12-04
14:20

Blinken quer que a Ucrânia mobilize jovens dos 18 aos 25 para combater forças russas

A Ucrânia precisa de recrutar jovens entre os 18 e os 25 anos para combater as forças russas, defendeu há instantes o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken.

"É necessário levar jovens para combate. Neste momento, não temos jovens entre os 18 e os 25 a combater", apontou, citado pela Reuters.

2024-12-04
13:07

NATO deve fornecer “toda a defesa aérea que puder” à Ucrânia, diz Rutte

Os países da NATO farão tudo o que puderem para fornecer à Ucrânia as defesas aéreas necessárias para proteger as suas infraestruturas, afirmou o secretário-geral Mark Rutte esta quarta-feira.

“No mundo, não temos um excesso de fornecimento de sistemas de defesa aérea, isto significa que é necessário garantir sempre as prioridades”, afirmou Rutte aos jornalistas durante a segunda reunião ministerial em Bruxelas.

2024-12-04
12:53

Ucrânia tem “decisões difíceis” a tomar sobre mobilização, diz Blinken

A Ucrânia tem que tomar uma decisão sobre uma maior mobilização de tropas na sua guerra contra a invasão russa, afirmou o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, esta quarta-feira.

“A Ucrânia tem decisões difíceis a tomar sobre uma maior mobilização, mas estas são decisões necessárias”, afirmou Blinken após uma reunião de dois dias com ministros dos Negócios Estrangeiros da aliança da NATO em Bruxelas.

“Isto é fundamental, porque mesmo com o dinheiro, mesmo com as munições, tem de haver pessoas na linha da frente para lidar com a agressão russa”, acrescentou.

2024-12-04
12:45

Plano de Trump para a resolução do conflito incluirá a renúncia da Ucrânia à adesão e aos territórios da NATO

O plano do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, para resolver o conflito na Ucrânia passa pela recusa de Kiev em ser membro da NATO e concessões territoriais a favor da Rússia, noticia a Reuters, citando fontes próximas de Trump.

“Os conselheiros de Donald Trump estão a discutir de forma pública e privada propostas para pôr fim ao conflito na Ucrânia, segundo as quais uma parte significativa do território seria transferida para a Rússia num futuro próximo (…) As propostas de três conselheiros de topo (…) têm algumas características comuns, incluindo a remoção da questão da adesão da Ucrânia à NATO”, lê-se na publicação.

2024-12-04
12:24

Russos reuniram 300 barcos para atravessar o rio Dnipro sendo já esperado um novo ataque a Kherson

O exército russo planeia lançar outra ofensiva em Kherson e já reuniu 300 barcos para atravessar o rio Dnipro, segundo informou o chefe da administração estadual regional de Kherson, Oleksandr Prokudin, em entrevista ao Financial Times.

“A Rússia quer lançar aqui outra ofensiva”, disse, acrescentando que o exército russo reuniu “300 barcos para atravessar o rio [Dnipro]”.