Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Rússia ataca infraestruturas civis e ferroviárias em Cherkasy. Há seis feridos

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-04-25

O que está a acontecer

  • Kremlin diz que ATACMS não vão alteraro resultado da guerra
     
  • Lukashenko diz que impasse na linha da frente é propícia para as conversações de paz
     
  • Zakharova diz que conversações sobre o fim do conflito na Ucrânia sem a Rússia são inúteis
     
  • Rússia ataca infraestruturas civis e ferroviárias em Cherkasy
     
  • Biden promulga ajuda de 61 mil milhões de dólares à Ucrânia
     
  • EUA transferiram em segredo mísseis ATACMS para a Ucrânia durante o mês de março - e já foram utilizados
2023-04-07
08:00

"Zelensky não pode querer tudo": Lula diz que a Ucrânia poderá ter de ceder a Crimeia

O presidente brasileiro, que visita Pequim na próxima semana, vai propor ao homólogo chinês a promoção do diálogo entre a Rússia e a Ucrânia e afirmou que o país invadido poderá ter de ceder a Crimeia.

O presidente da Rússia, Vladimir “Putin não pode ficar com o terreno da Ucrânia". "Talvez se discuta a Crimeia. Mas o que ele invadiu de novo, tem que se repensar", disse Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília, durante um encontro com jornalistas, na quinta-feira.

Por outro lado, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, "não pode querer tudo". "A Otan [NATO] não vai poder se estabelecer na fronteira”, salientou Lula, de acordo com a agência de notícias estatal Agência Brasil.

“Estou confiante que quando voltar da China (...) vou dizer que está criado o grupo que vai discutir a paz, que é o que o mundo está precisando", frisou.

Lula da Silva justificou ainda a razão pela qual se quer sentar à mesa das negociações com o presidente chinês, Xi Jinping.

“A importância económica, militar e política da China e a relação da China com a Rússia, e até mesmo a divergência da China com os Estados Unidos, dá à China um potencial extraordinário para conversar”, sublinhou.

A proposta que Lula vai apresentar a Xi Jinping será a de criar um grupo com China, Brasil, Indonésia e Índia.

“A China tem peso, o Brasil tem peso. Eu acho que a Indonésia pode participar, a Índia pode participar. Vamos conversar" com Putin, Zelensky, e com o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse. E tentar encontrar "um grupo de pessoas que não se conforme com a guerra”.

A viagem de Lula tinha sido adiada, no final de março, devido a problemas de saúde, mas depois de ter tido alta do hospital, onde esteve internado por causa de uma pneumonia, o Presidente brasileiro reagendou a visita.

Siga ao minuto:

2024-04-25
16:47

Ministro da Agricultura ucraniano demite-se depois de suspeitas de apropriação de terras

O Ministro da Agricultura ucraniano, Mykola Solskyi, demitiu-se depois de suspeitas de apropriação de terras do Estado, entre 2017 e 2021, no valor de 6,9 milhões de euros, avança o Pravda Ucraniano. 

O anúncio foi feito na rede social Facebook pelo presidente do parlamento ucraniano, Ruslan Stefanchuk.

2024-04-25
15:54

Bielorrússia diz ter intercetado ataque de drones lituano

A Bielorrússia diz ter travado um ataque em Minsk por drones lançados do território da Lituânia. Segundo as autoridades as aeronaves não tripuladas foram abatidas assim que entraram no território bielorrusso. 

De acordo com a agência estatal russa Ria Novosti, o líder dos serviços de segurança bielorrusso Ivan Tertel disse que foram tomadas "uma série de medidas de segurança rigorosas".

Nenhuma prova foi apresentada pelas forças de segurança bielorrussas e a Lituânia rejeitou ter participado em qualquer atividade hostil contra qualquer outro Estado. 

2024-04-25
15:13

Rússia baixa o nível das relações diplomáticas com os EUA se os bens congelados forem confiscados

A Rússia considera baixar o nível das relações diplomáticas com os EUA, se os governos ocidentais avançarem com propostas para confiscar os bens russos congelados. Quem o diz é vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, citado pela RIA.

Sergei Ryabkov garantiu ainda que Moscovo vai retaliar económica e politicamente se os bens forem confiscados.

2024-04-25
11:15

Rússia acusa EUA de tentar criar "fosso" entre Moscovo e Pequim

A porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia diz que os EUA estão a tentar dividir Moscovo e Pequim. A declaração surge depois da visita de Antony Blinken, secretário de Estado norte-americano, à China.

"Quanto às tentativas dos Estados Unidos de criar um fosso nas relações entre a Rússia e a China, os Estados Unidos estão a falar abertamente estão a falar abertamente sobre isso", sublinhou Maria Zakharova.

2024-04-25
11:05

Europa deve aumentar as capacidades de defesa, avisa Macron

A Europa precisa de acordar para o insuficiente armamento face às ameaças globais, como a guerra na Ucrânia. Deve por isso mudar a escala da defesa, avisa Emmanuel Macron.

O presidente francês, citado pela Reuters, sublinha a necessidade de se criar uma academia militar europeia, reforçar as capacidades em cibersegurança e favorecer uma indústria militar de qualidade.

Macron afirmou também que a Europa deve aumentar a capacidade nuclear

2024-04-25
10:39

Kremlin diz que ATACMS não vão mudar o resultado da guerra

Os ATACMS enviados pelos EUA à Ucrânia não vão mudar o resultado da guerra, avisou o Kremlin esta quinta-feira. Os mísseis de longo alcance vão, na realidade, criar mais problemas a Kiev.

"Isto não vai alterar fundamentalmente o resultado da operação militar especial. Vamos atingir o nosso objetivo. Mas isto vai causar mais problemas à própria Ucrânia", disse Dmitry Peskov, admitindo que os ATACMS vão aumentam o alcance das tropas ucranianas. 

O porta-voz do Kremlin acusou ainda os EUA de estarem envolvidos no conflito. "Os EUA estão estão diretamente envolvidos neste conflito. Estão a seguir o caminho 
de aumentar o alcance operacional dos sistemas de armas que fornecem", sublinhou.

2024-04-25
10:19

Ataque russo à NATO terminaria numa derrota para Moscovo, diz ministro polaco

O chefe da diplomacia polaca disse esta quinta-feira que um eventual ataque russo à NATO terminaria numa derrota para Moscovo e defende que a Organização do Tratado do Atlântico Norte deve aumentar as suas defesas.

Radoslaw Sikorski discursava no parlamento polaco, na apresentação da nova visão do Governo, liderado pelo primeiro-ministro, Donald Tusk, explicando que as prioridades mudaram, noticiou a Associated Press.

O ministro dos Negócios Estrangeiros adiantou que a Polónia quer regressar ao grupo de países que define a agenda da União Europeia.

O discurso ocorre num momento crucial do ponto de vista histórico, dada a guerra na Ucrânia e face à possibilidade de a agressão russa a Kiev não parar neste país.

2024-04-25
09:57

Ataques russos a Kherson faz três feridos

Há três feridos na sequência de ataques russos a 10 comunidades da região de Kherson durante a noite, avança o chefe da administração regional.

“As forças russas bombardearam as zonas residenciais das povoações da região, danificando um edifício de vários andares e uma casa privada. Foram atingidas infraestruturas críticas, automóveis particulares e uma conduta de gás. Três pessoas ficaram feridas em consequência da agressão russa”, escreveu Oleksandr Prokudin, no Facebook.