Em atualização

AO MINUTO || PS vence as eleições, IL elege tantos como o Chega. BE e CDU com um mandato, Livre e PAN de fora. Montenegro "fará tudo" para que Costa consiga lugar na Europa

Está fechado: oito mandatos para o PS, sete para a AD, dois para Chega e IL. PCP e BE elegem um cada, Francisco Paupério falha a eleição, tal como o PAN. Abstenção recua face a 2019 mas mantém-se elevada: cerca de 62%. Luís Montenegro anunciou este domingo que o Governo "fará tudo" para que António Costa se torne presidente do Conselho Europeu. Lá fora: França vai a eleições após vitória da extrema-direita. Siga tudo aqui, fique ligado na emissão multiplataforma da CNN Portugal (TV + APP)
2024-06-10

MOMENTOS-CHAVE

2024-06-10
03:14
2024-06-10
02:37

Agora divirta-se durante 35 segundos

De "Miguel, estás a ser incerto" ao embaixador que devia ir "sempre atrás", passando por uma "vingança" 30 anos depois. São momentos marcantes dos comentadores da CNN Portugal durante a noite eleitoral deste domingo

2024-06-10
02:35

“O PS ganha mas perde um deputado. Há um discurso exagerado na vitória”

Carlos Moedas destaca que quem vence estas eleições europeias é “o centro moderado da direita” e “não a extrema direita” e que a “esquerda e a extrema esquerda desce”. “Isso é muito importante e isso é claro”, diz, explicando que este cenário é igualmente visível em Portugal.

2024-06-10
02:35

“Esta noite, os portugueses voltaram a mostrar que confiam no Partido Socialista”

"Esta noite os portugueses voltaram a mostrar que confiam no PS". No seu discurso como vencedora destas eleições europeias, Marta Temido prometeu começar a trabalhar no seu novo cargo já "a partir de amanhã" com todos os "que querem começar a construir uma Europa mais forte a favor de todos os portugueses, a favor de todos os europeus".

2024-06-10
02:35

“Não é uma vitória enorme, evidentemente"

Numa análise ao resultado das eleições europeias, em que o PS ficou à frente da AD com uma margem mínima, Alexandra Leitão destaca que "todas as vitórias são valiosas, esta também é uma vitória muito valiosa", até mesmo esta, cuja diferença para a Aliança Democrática “é residual”. A comentadora destaca ainda que se trata de “uma vitória nacional de uma mulher”.

2024-06-10
02:35

“O nosso mandato foi perdido em 2020 e o objetivo de o resgatar era um objetivo difícil”

Inês Sousa Real assumiu a derrota do PAN nestas eleições europeias. A porta-voz do partido admitiu que o objetivo de recuperar o mandato “perdido em 2020” era “difícil” e que, com este resultado, “quem ficou a perder foram as causas que o PAN representa”. Com pouco mais de 1% dos votos, o partido perdeu o lugar no Parlamento Europeu.

2024-06-10
02:33

"Mas alguém acha que os portugueses votaram por causa das minudências do debate da Europa?"

"Essas eleições são nacionais", afirma Pacheco Pereira a propósito dos resultados da noite eleitoral deste domingo. No seu habitual espaço de análise, o comentador nega que os portugueses tenham votado "por causa das minudências do debate sobre a Europa". "Há apenas uma única questão que poderia refletir-se no voto, que é a questão da guerra e da paz, mas nem essa foi discutida em termos suficientemente claros para servir de motivação", remata. 

2024-06-10
02:33

Europeias: "Não deixa de ficar a sensação de que a AD ficou aquém", sem prejuízo da "excelente campanha" de Bugalho

No programa O Princípio da Incerteza desta semana, Miguel Macedo analisa os resultados das eleições para o Parlamento Europeu, que deram a vitória ao PS, com uma ligeira vantagem sobre a AD.