AO MINUTO | Exército preparou "morgue com capacidade para 400 corpos" em Valência
As inundações devastadoras em Valência e nas províncias vizinhas causaram pelo menos 213 vítimas mortais.
Quase uma semana depois do fenómeno meteorológico DANA (depressão isolada de grande altitude) ter atingido o leste do país, continuam os esforços para procurar pessoas desaparecidas e fornecer mantimentos e prestar assistência às vítimas.
Esta segunda-feira, a Catalunha, principalmente a zona litoral de Barcelona, está sob aviso vermelho por causa da forte precipitação.
Governo de Valência pede mais quatro mil agentes para garantir ordem pública
A Generalitat Valenciana pediu ao Ministério do Interior quatro mil agentes para conseguir garantir a ordem pública na região das zonas afetadas pelo mau tempo.
Esta segunda-feira, os comandos da Guarda Civil já tinham anunciado que vão formar mais 10 unidades de cerca de 50 agentes, numa altura em que o número de militares destacados nas regiões afetadas já ultrapassa os 5.200.
Tempestade em Valência é a "mais relevante ocorrência de natureza catastrófica deste século na União Europeia"
Duarte Caldeira, presidente do Centro de Estudos e Intervenção em Proteção Civil, esta segunda-feira, no Jornal da CNN Portugal, refere que a tempestade e as consequentes cheias em Valência são a catástrofe "mais relevante" do presente século, na União Europeia.
Cheias em Espanha já fizeram 215 mortos. Número de desaparecidos continua por divulgar
Valência: "Há uma sensação de abandono, ultraje e raiva" por culpa de "um empurrar de responsabilidades entre dois governos de cores distintas"
Diogo Noivo, especialista em política espanhola, considera que o mundo está a assistir a “um empurrar de responsabilidades entre dois governos de cores políticas distintas” em Valência.
“As pessoas foram verdadeiramente abandonadas durante cinco dias, diz em análise no Jornal da CNN.
Número de mortos sobe para 215
O Centro de Coordenação de Emergências da Generalitat de Valência reviu em alta o número de mortos para 211, a que se somam mais três da região de Castilla-La Mancha e um em Málaga. Este novo balanço aumenta o número de vítimas para 215.
"Haverá mais mortos por causa das infeções que vamos apanhar". Máscaras e luvas obrigatórias em Valência
A saúde está a preocupar as autoridades espanholas, numa altura em que ainda há muito para fazer no socorro a vítimas, recuperação de cadáveres e limpeza das casas e ruas. Em Valência há ruas com lixo acumulado, esgotos que vieram à superfície e água suja, como testemunharam os enviados especiais da CNN Portugal a Espanha.
Água, pás, fraldas e carregadores: Iñigo Hurtado está a recolher produtos em Lisboa para enviar para Valência
Iñigo Hurtado é um cidadão espanhol que reside em Portugal e está a organizar uma recolha de bens para enviar para as regiões mais afetadas pelo mau tempo em Espanha. Há seis pontos de recolha em Lisboa.
Valencianos justificam indignação contra o governo espanhol: "Estivemos aqui sozinhos, não tínhamos comida e passámos fome"
Em Valência, o exército espanhol preparou uma morgue com capacidade para 400 corpos. As buscas por desaparecidos incidem agora nas garagens onde permanecem centenas de carros submersos.