Cortiça: plano de apoio para sair da crise - TVI

Cortiça: plano de apoio para sair da crise

cortiça

Sucesso depende de «campanha de promoção» da rolha a nível internacional

O presidente da câmara de Santa Maria da Feira defende que o futuro do sector da cortiça depende de uma grande campanha internacional de promoção da rolha e espera que essa medida esteja no plano de apoio que será apresentado esta quinta-feira.

Alfredo Henriques referiu que foi essa a ideia que defendeu junto de José Sócrates, durante a recente visita do Primeiro-Ministro ao distrito de Aveiro, escreve a Lusa.

Para o autarca, a crise no sector da cortiça deriva principalmente do facto de 30 por cento do mercado de vedantes já ser constituído por produtos em materiais alternativos (como plástico, silicone e metal).

Sector representa 2/3 por cento das exportações

O problema deve ser encarado como prioritário pela sua repercussão na balança do mercado externo: «A Autoeuropa é responsável por 4,6%das exportações portuguesas, mas mais de 50% disso é material importado. O sector da cortiça só representa 2/3 por cento das exportações mas é tudo produto nacional».

Importa, portanto, «apoiar uma grande campanha a nível internacional» que apele «ao uso do produto natural que é a rolha de cortiça».

Alfredo Henriques recorda que a campanha protagonizada pelo treinador José Mourinho tinha objectivos idênticos mas acrescenta: «O que era necessário era fazer uma campanha muito mais forte, em todo o mundo, com bastantes mais meios financeiros, e foi isso que propus ao senhor Primeiro-Ministro».

Segundo o presidente da Câmara da Feira, José Sócrates «deu indicações expressas ao Ministro da Economia para tratar deste assunto» e o resultado é o Memorando de Medidas de Apoio ao Sector da Cortiça, que é hoje apresentado em Santa Maria da Feira.

O documento será assinado pelo ministro da Economia, Manuel Pinho, e pelo secretário Adjunto da Indústria e Economia, António Castro Guerra, sendo que ambos participam, às 11h00, na abertura oficial da ENEfeiras - Educação, Negócios e Emprego, no pavilhão de exposições do Europarque, também em Santa Maria da Feira.
Continue a ler esta notícia