O Spotify fez queixa, Bruxelas aceitou: Apple multada em 1,84 mil milhões de euros por abuso de posição dominante - TVI

O Spotify fez queixa, Bruxelas aceitou: Apple multada em 1,84 mil milhões de euros por abuso de posição dominante

  • Agência Lusa
  • AM
  • 4 mar, 12:15
Apple, iPhone 15 Pro (fonte AP)

Esta é uma das maiores multas de sempre da Comissão Europeia na área da concorrência

A Comissão Europeia multou esta segunda-feira a ‘gigante’ tecnológica Apple em 1,84 mil milhões de euros, por abuso da posição dominante na App Store para fornecedores de ‘streaming’ de música, após queixa do Spotify.

“A Comissão Europeia aplicou uma coima de mais de 1,8 mil milhões de euros à Apple por abuso da sua posição dominante no mercado da distribuição de aplicações de ‘streaming’ [transmissão digital de conteúdo multimédia] de música aos utilizadores de iPhone e iPad através da sua App Store”, indica a instituição em comunicado.

Num processo que foi iniciado após uma queixa da fornecedora de streaming’ de música sueca Spotify, o executivo comunitário diz ter comprovado “que a Apple aplicou restrições aos criadores de aplicações, impedindo-os de informar os utilizadores iOS [sistema operacional móvel da Apple] sobre serviços de subscrição de música alternativos e mais baratos disponíveis fora da aplicação”, através de disposições contra direcionamento.

“Esta prática é ilegal ao abrigo das regras comunitárias no domínio da concorrência”, adianta Bruxelas, falando num comportamento da Apple “que durou quase dez anos” e que “pode ter levado muitos utilizadores de iOS a pagar preços significativamente mais elevados pelas assinaturas de música em fluxo contínuo”.

Esta é uma das maiores multas de sempre da Comissão Europeia na área da concorrência, apenas superada por coimas impostas à Google em 2018 (4,34 mil milhões de euros) e em 2017 (2,4 mil milhões de euros).

“A Comissão concluiu que o montante total da coima, superior a 1,8 mil milhões de euros, é proporcional”, adianta a instituição.

Continue a ler esta notícia