Os resultados da Apple superaram as expectativas nesta quinta-feira, graças às vendas do iPhone acima do esperado. As vendas do trimestre fiscal terminado a 1 de abril caíram 2,5%, para 94,8 mil milhões, sendo uma queda menor que o antecipado, enquanto o lucro ficou estável em 1,52 dólares por ação.
As vendas do iPhone subiram 1,5%, para 51,3 mil milhões de dólares, superando as expectativas de uma queda de 3,3%, mesmo numa altura de inflação elevada. Mesmo com este impulso, a faturação registou a segunda queda homóloga consecutiva (este é o segundo trimestre do ano fiscal da Apple, que segue um calendário diferente do ano civil).
Nos resultados deste trimestre, é também de destacar o desempenho na Índia, onde a marca da maçã abriu as duas primeiras lojas, bem como a entrada noutros mercados.
A margem bruta da Apple ficará entre 44% e 44,5%, indicou o administrador com o pelouro financeiro Luca Maestri, o que fica acima das estimativas de 43,7% agregadas pela Reuters. O CFO sinalizou também que a receita da Apple provavelmente cairá ligeiramente no próximo trimestre.
Perante estes resultados, a Apple aumentou o dividendo para 24 cêntimos por ação, face aos 23 cêntimos há um ano. Vai avançar ainda um programa de recompra de ações de 90 mil milhões de dólares, à semelhança do ano passado.
Notícia corrigida às 11:15 do dia 5 de maio