Paquistão: oito mortos e 12 feridos em atentado - TVI

Paquistão: oito mortos e 12 feridos em atentado

  • Portugal Diário
  • 20 out 2007, 12:58

Número de vítimas mortais do atentado pode vir a aumentar devido à gravidade de alguns dos ferimentos

Oito pessoas morreram e outras 12 foram feridas hoje num atentado com um automóvel com explosivos contra um autocarro que circulava na cidade paquistanesa de Dera Bugti, informou uma fonte da polícia.

De acordo com as autoridades, a explosão ocorreu ao princípio da manhã e visou um autocarro sem passageiros a bordo no mercado da cidade.

As pessoas que morreram ou ficaram feridas estavam no exterior do veículo, que se preparava para fazer o trajecto entre as localidades de Dera Bugti e Sui.

Os mortos e os feridos - cinco em estado grave - foram transportados para hospitais da cidade de Quetta, que é a capital da região do Baluquistão.

Segundo fontes hospitalares, o número de vítimas mortais do atentado pode vir a aumentar devido à gravidade de alguns dos ferimentos.

A polícia acredita que a explosão pode ter sido da autoria do Exército de Libertação do Baluquistão, que luta desde 2000 pelos direitos da minoria regional e pela independência da região, cujo território é repartido entre o Paquistão, Afeganistão e Irão.

Os terroristas utilizaram provavelmente um dispositivo de controlo remoto para provocar a explosão, de acordo com uma fonte citada pelo canal de televisão paquistanês Geo TV.

O atentado ocorreu dois dias após as duas explosões que transformaram num banho de sangue o acolhimento em Carachi (Sul) da antiga primeiro-ministro paquistanesa Benazir Bhutto, de regresso ao país após quase nove anos de exílio.

Essas explosões causaram a morte de 140 pessoas e feriram várias centenas.
Continue a ler esta notícia