"Tentámos pacificamente, mas declararam guerra contra a vida". Ativistas do clima cortam 2.ª Circular em hora de ponta - TVI

"Tentámos pacificamente, mas declararam guerra contra a vida". Ativistas do clima cortam 2.ª Circular em hora de ponta

  • CNN Portugal
  • (notícia atualizada)
  • 3 out 2023, 09:28

Nove jovens sentaram-se nas faixas de rodagem no sentido Benfica-Aeroporto, enquanto outros dois penduraram-se na ponte pedonal

Onze ativistas do grupo Climáximo bloquearam esta terça-feira a Segunda Circular, no sentido Benfica-Aeroporto, junto às Torres de Lisboa, onde se situam os escritórios da Galp. Nove jovens sentaram-se na estrada, em fila, envergando coletes identificadores e interromperam o trânsito, enquanto outros dois penduraram-se na ponte pedonal com arneses. 

De acordo com testemunhas, vários condutores saíram dos carros e obrigaram os jovens a sair da estrada. Alguns terão mesmo recorrido a agressões. Imagens do momento mostram os jovens a ocuparem a berma, o passeio e a ponte pedonal que atravessa a estrada naquele local. 

"Nós tentámos pacificamente, mantivemos sempre a disciplina de não violência, mantivemos sempre a calma", defende Noah Zino, um dos elementos da Climáximo presentes no protesto, envergando uma camisola com a mensagem "eles declararam guerra contra a vida". "O que acontece é que há pessoas que não querem que a normalidade seja parada, mas a nossa conversa é precisamente com essas pessoas", continua. 

O porta-voz do grupo afirma que, neste momento, já estão "muito além de apelar ao Governo", criticando o facto de continuar a usar combustíveis fósseis, tal como as empresas. 

"Eles estão a continuar com projetos completamente insanos e genocidas de um aeroporto e de um gasoduto. Então, sabemos que temos de parar a normalidade e acompanhar todas as pessoas numa sociedade que, verdadeiramente, constrói paz em vez de guerra", declara. 

Noah reitera que os ativistas climáticos preferem a via do diálogo, mas que as conferências ambientais internacionais já existem há mais tempo do que ele próprio no planeta. "Depois de todas, as emissões aumentam", conclui.

Depois de o trânsito ter sido reaberto voltou a ser cortado devido à permanência dos dois jovens pendurados no viaduto pedonal. Foi apenas reaberta a faixa da esquerda para circulação de viaturas.

Os dois jovens que estavam pendurados acabaram por ser retirados através de uma grua dos bombeiros sapadores. Os onze foram algemados e detidos, acabando libertados ao final da tarde. Na manhã desta quarta-feira vão ser presentes a tribunal.

Continue a ler esta notícia