Isaac Nader bateu esta quinta-feira o recorde nacional da milha no Meeting de Oslo, prova integrada na Liga Diamante. O atleta do Benfica cruzou a meta em 3:48.25, superando a marca de Rui Silva [3:49.50], estabelecida em Roma a 12 de julho de 2002.
Nader deixou para trás o jovem australiano Cameron Myers (19 anos), que ficou em segundo lugar com 3:48.87. Após a prova, o português não escondeu a satisfação com a sua prestação.
«Estou muito feliz por ganhar tão facilmente. Foi uma grande corrida e o objetivo esta noite era bater o recorde nacional, por isso trabalho feito», disse.
Nader, que já tinha brilhado com um bronze nos Europeus em pista coberta e um quarto lugar nos Mundiais, mostrou-se confiante para o futuro da temporada.
«A pista de Oslo é lindíssima e as pessoas aqui são incríveis. Esta é a minha primeira corrida da temporada. Depois irei para Espanha para uma prova de 800 metros e depois para Ostrava. Estou confiante de que posso ter um bom desempenho em Tóquio [Mundiais] e estou muito entusiasmado com a época que se avizinha. Este é apenas o início, por isso é muito emocionante», concluiu.
Outro português em destaque em Oslo foi Pedro Pichardo, campeão olímpico em Tóquio 2020 e vice-campeão em Paris 2024 no triplo salto. O atleta assegurou o segundo lugar com 17.06 metros, atrás do jamaicano Jordan Scott, que voou até aos 17.34 metros.
Pichardo começou com 17.03m, melhorou para 17.06m, teve um salto nulo e, após um quarto ensaio de 16.87m, decidiu poupar-se, prescindindo dos dois últimos saltos.