Jéssica Augusto anuncia fim da carreira: «Sair tem de ser pela porta grande» - TVI

Jéssica Augusto anuncia fim da carreira: «Sair tem de ser pela porta grande»

Jéssica Augusto

Maratonista vai agora abraçar um projeto na formação de atletismo do Sp. Braga

Relacionados

Jéssica Augusto anunciou esta quarta-feira o fim da carreira.

A segunda melhor portuguesa de sempre na maratona não conseguiu qualificar-se para os Jogos Olímpicos Paris 2024, mas acredita que vai sair «pela porta grande».

«O meu objetivo era ter-me conseguido apurar para os Jogos Olímpicos de Paris e terminar lá, mas não foi possível. A vida é diferente, as pernas também já não rendem, nem tenho tanto tempo para treinar, uma vez que já trabalho», começou por dizer à Lusa.

«Temos de saber sair e sair tem de ser pela porta grande. Foi por isso que eu decidi terminar agora», assumiu, garantindo que vai «estar sempre ligada à modalidade» e fazer habitual «treininho».

Com um recorde de 2:24.25 horas em Londres, em 2013, Jéssica é a portuguesa com o segundo melhor tempo nacional, 56 segundos atrás de Rosa Mota (2:23.29, em Chicago, em 1985). 

Agora, após terminar a carreira como atleta, a portuguesa 42 vai ser uma das responsáveis técnicas da formação de atletismo do Sp. Braga, nos sub-10.

«Foi um convite que aceitei de bom grado. Tinha recebido outros convites, mas também não fazia sentido eu estar a sair de um clube que me diz muito e que pertence à cidade onde estou a viver», referiu.

A juntar ao sexto lugar em Londres 2012, Jéssica Augusto foi campeã europeia de corta-mato em 2010, vice-campeã da Europa de 10 mil metros em 2010, bronze nos 5000 e terceira na maratona do Europeu de 2014. Por fim, a atleta tem também o recorde nacional dos 3000m obstáculos.

Continue a ler esta notícia

Relacionados