"Pedimos a todos que se abstenham de tirar conclusões": que objeto misterioso é este em Green Head? - TVI

"Pedimos a todos que se abstenham de tirar conclusões": que objeto misterioso é este em Green Head?

  • CNN Portugal
  • CNC
  • 17 jul 2023, 14:42
Objeto desconhecido na Austrália (twitter/debapratim)

Aconteceu na Austrália. Mas não se sabe ainda exatamente o que é que aconteceu mesmo

Relacionados

Um objeto desconhecido apareceu sábado em Green Head, a 250 km de Perth, na Austrália Ocidental, e especula-se que possa ser parte de um veículo espacial.

De acordo com a 7 News,  apesar de o objeto ter sido encontrado no sábado, a sua existência foi comunicada às autoridades apenas no dia seguinte.

O exército está a coordenar com a polícia os esforços de identificação do objeto, reporta o WA Today. A porta-voz da polícia da Australia Ocidental afirma que as autoridades estão a trabalhar com várias agências estatais e federais para determinar a origem e a natureza do objeto em Green Head.

“Até que haja mais informações disponíveis, pedimos a todos que se abstenham de tirar conclusões. Mas, nesta fase inicial, parece que o objeto não provinha de um avião comercial", refere a porta-voz da polícia.

A agência espacial da Austrália veio entretanto dizer que este objeto pode ser parte de um lançamento espacial. “O objeto pode ser de um veículo de lançamento espacial estrangeiro e estamos em contacto com os nossos homólogos mundiais, que podem fornecer mais informações.”

O que é certo é que este objeto desconhecido levou a que várias pessoas fossem visitar o local à espera de conseguir ver o cilindro, com algumas a posarem para fotos com o mesmo, antes de serem retiradas do local e as autoridades a terem de assumir o controlo, avança a 7 News.

De acordo com o Guardian, a polícia já descartou a ideia de que este cilindro metálico fosse proveniente do voo MH370, que desapareceu em março de 2014.

Ainda num tweet, a agência espacial da Austrália deixou uma recomendação: “Como a origem do objeto é desconhecida, a comunidade deve evitar manipular ou tentar mover o objeto. Se a comunidade detetar qualquer outro objeto suspeito, deve comunicar o facto às autoridades locais e notificar a Agência Espacial Australiana”.

O Guardian reporta ainda que Alice Gorman, especialista em arqueologia espacial, acredita que o objeto é um cilindro de combustível proveniente da terceira fase do foguetão Polar Satellite Launch Vehicle, da Índia, como muitos internautas sugeriram nas redes sociais.

Gorman afirma ainda que as autoridades agiram de forma correta ao impedir a entrada de pessoas no local, pois existe a possibilidade de o cilindro conter materiais tóxicos.

“Muitos combustíveis de foguetões são bastante tóxicos e, apesar de este já existir há algum tempo e de não ter matado nenhuma das coisas que crescem nele, essa precaução justifica-se - muitos combustíveis de foguetões não são muito amigos dos seres vivos", sublinhou a especialista em arqueologia espacial.

Quanto à possibilidade de os destroços encontrados pertencerem ao foguetão espacial indiano, o astrofísico Brad Tucker afirma que o objeto está na água há muito tempo e excluiu a possibilidade de um lançamento espacial recente estar relacionado com o objeto misterioso, avança a 7 News.

"O foguetão indiano lançado há alguns dias não sobrevoou a Austrália Ocidental", disse Tucker. "Pode ter sido o lançamento de um foguetão anterior, mas não o de há uns dias."

créditos da foto de capa: @Debapratim

Continue a ler esta notícia

Relacionados