Os trabalhadores da Autoeuropa chumbaram esta quarta-feira um pré-acordo com a administração que previa, entre outros pontos, um aumento salarial de 6,8% já em 2024.
A CNN Portugal apurou que a proposta foi chumbada por 57,7% dos funcionários da empresa de Palmela.
A comissão de trabalhadores da Autoeuropa já anunciou que vai voltar à mesa das negociações para tentar obter novo acordo.
Este pré-acordo previa uma subida salarial de um mínimo de 100 euros por trabalhador, quer isto dizer, um aumento de 6,8% já este ano e de 2,6% em 2025 e 2026.
Das rondas negociais entre a comissão de trabalhadores e administração tinha saído ainda a possibilidade de aumentos percentuais no subsídio de turno e no trabalho ao fim de semana e um prémio de objetivos anual que poderá proporcionar, em média, mais de 2.500 euros por trabalhador e a atribuição, em 2025, de um prémio único, que deverá ser equivalente a um mês de salário, pelo lançamento do novo modelo híbrido T-Roc, que começa a ser produzido a partir do próximo ano.
O aumento salarial de 6,8% incluía os 2,1% de reposição da inflação passada, relativos ao acordo anterior o que, na prática, significa que o aumento para este ano será de 4,7%.
Ao contrário do habitual, o novo acordo terá a validade de três anos o que, segundo a comissão de trabalhadores, salvaguarda os funcionários nos seus rendimentos e poder de compra face a qualquer inflação e instabilidade económica.