Concurso para prospeção de lítio pode avançar em seis locais - TVI

Concurso para prospeção de lítio pode avançar em seis locais

  • CNN Portugal
  • CP
  • 2 fev 2022, 11:36

Serra de Arga e Segura não avançam, após a avaliação ambiental ter detetado "restrições ambientais"

A Avaliação Ambiental Estratégica concluiu que há seis zonas em que "há condições para avançar" com a prospeção de lítio, segundo uma nota de imprensa do Governo.

O concurso para atribuição de direitos de prospeção e de pesquisa de lítio poderá avançar "nos próximos 60 dias".

"Nos seis locais viáveis, é proposta uma redução de área inicial para metade", acrescenta o comunicado, detalhando que "foram excluídas zonas de maior densidade urbana, funcional e demográfica".

A mesma avaliação, promovida pela Direção-Geral de Energia e Geologia, deixou de fora duas áreas que se encontravam também em estudo: na serra de Arga e em Segura (Idanha-a-Nova). "As restrições ambientais inibem a prospeção e consequente exploração, ficando assim fora do objeto do futuro concurso", explica a nota.

Na serra de Arga, "verifica-se que, perante a sua expectável classificação como Área Protegida, mais de metade da superfície é considerada interdita ou a evitar".

 Em Segura, "a prevista redefinição de limites da Zona de Proteção Especial do Tejo Internacional conduziu à sua exclusão".

 "Após o procedimento concursal e a prospeção (a decorrer num prazo máximo de cinco anos), poderá iniciar-se a exploração de lítio, com cada um dos projetos a ser sujeito a Avaliação de Impacto Ambiental", conclui a nota.

Continue a ler esta notícia