Hoje vamos aos 40ºC: 🥵 - TVI

Hoje vamos aos 40ºC: 🥵

  • Agência Lusa
  • AM
  • 25 jul, 10:54
Abertura da época balnear na Figueira da Foz

Há perigo máximo de incêndio em mais de 50 concelhos 

Quatro distritos de Portugal continental vão estar sob aviso laranja até às 18:00 de hoje devido à previsão de tempo quente, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O alerta laranja foi ativado em Bragança, Guarda, Faro e Castelo Branco às 00:10 e vai manter-se até às 18:00.

Depois disso, os quatro distritos passam a estar sob aviso amarelo até às 18:00 de sexta-feira.

Santarém e Braga também se encontram sob aviso amarelo devido ao tempo quente até às 18:00 de hoje, sendo que em Viseu, Évora, Vila Real, Beja e Portalegre, este alerta estende-se até às 18:00 de sexta-feira, de acordo com o IPMA.

Na Madeira, as regiões montanhosas também estão sob aviso laranja devido ao tempo quente, a vigorar até às 18:00, passando depois para amarelo até às 18:00 de sexta-feira, de acordo com o IPMA.

As costas norte e sul da Madeira, bem como o Porto Santo, estão sob aviso amarelo devido ao tempo quente até às 18:00 de sexta-feira.

Perigo máximo de incêndio em mais de 50 concelhos 

Mais de 50 concelhos de oito distritos estão hoje em perigo máximo de incêndio devido ao tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que colocou todo o continente sob aviso laranja.

Em perigo máximo de incêndio estão mais de 50 concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Castelo Branco, Viseu, Santarém, Bragança, Vila Real e Guarda.

A temperatura máxima mais elevada prevista para hoje será alcançada em Castelo Branco com 40 graus, seguida de Évora e Faro com 38, Beja e Bragança com 37 e Braga e Vila Real com 36.

O IPMA colocou ainda vários concelhos de todos os distritos de Portugal continente em perigo muito elevado e elevado de incêndio.

De acordo com os cálculos do IPMA, o perigo de incêndio vai manter-se elevado em alguns distritos pelo menos até segunda-feira.

Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Continue a ler esta notícia