Barcelona: Ministério Público formaliza acusação de corrupção - TVI

Barcelona: Ministério Público formaliza acusação de corrupção

Camp Nou registou recorde de assistência a um jogo de futebol feminino

Caso Negreira vai levar os antigos presidentes Josep Maria Bartomeu e Sandro Rosell ao banco dos réus

Relacionados

O Barcelona, vários antigos dirigentes e o antigo responsável pela arbitragem, José Negreira, foram esta sexta-feira indiciados por corrupção, abuso de confiança e registos comerciais falsos, num caso de pagamentos avultados ao antigo árbitro de futebol.

O Ministério Público apresentou uma denúncia formal no Tribunal de Instrução número 1 de Barcelona contra o clube, enquanto pessoa jurídica, bem como contra os seus antigos presidentes, nomeadamente Josep Maria Bartomeu e Sandro Rosell.

O caso surge na sequência de investigações que o Ministério Público de Barcelona iniciou há cerca de um ano e que dão conta de que o antigo responsável da arbitragem espanhola recebeu, através de uma empresa, quase sete milhões de euros por suposta assessoria, verbal, ao clube, entre 2001 e 2018.

Este caso, no qual o clube catalão é associado ao crime de corrupção em negócios de forma continuada, vai ser apenso a um outro, resultado de uma denúncia apresentada nas últimas semanas pelo antigo árbitro e atual videoárbitro Estrada Fernández contra Negreira e a empresa Dasnil 95, por corrupção desportiva.

Supostas irregularidades fiscais cometidas pela empresa de Negreira expuseram, em maio de 2022, os pagamentos recebidos pelo antigo vice-presidente da Comissão Técnica de Árbitros.

De acordo com a justiça espanhola, o Barcelona «manteve um acordo verbal estritamente confidencial» com José Negreira, de forma a que este, «a troco de dinheiro, realizasse ações tendentes a favorecer o Barcelona na tomada de decisões dos árbitros» nos seus desafios.

Continue a ler esta notícia

Relacionados