Três trabalhadores morrem soterrados a 900 metros de profundidade numa mina em Barcelona - TVI

Três trabalhadores morrem soterrados a 900 metros de profundidade numa mina em Barcelona

  • CNN Portugal
  • BC - atualizada às 10:33
  • 9 mar 2023, 09:47
Ambulância espanhola (Foto de arquivo: AP/Alvaro Barrientos)

Três mineiros foram surpreendidos por uma derrocada numa mina em Súria, em Barcelona. Equipas de resgate não conseguiram retirá-los com vida

Morreram os três trabalhadores que tinham ficado presos a 900 metros de profundidade após uma derrocada numa mina em Súria, Barcelona. Segundo o El País, o óbito foi confirmado pelas equipas de intervenção no local. 

De acordo com a imprensa espanhola, os mineiros soterrados eram funcionários da ICL Iberia, antiga Iberpotash, que explora a mina de potássio (sal), e foram surpreendidos por uma derrocada numa das galerias da mina. A empresa garante que os restantes funcionários foram retirados em segurança.

O acidente aconteceu pouco antes das nove da manhã, hora de Madrid (menos uma hora em Lisboa), e ao local acorreram várias equipas de resgate e salvamento, bem como os Mossos d'Esquadra (a polícia da Catalunha).

Treballem coordinadament amb els altres cossos d'emergències en l'accident ocorregut a la mina de Súria pic.twitter.com/JRtLa3Lr3G

O El País assinala que não é a primeira vez que acontece um acidente mortal nas minas exploradas pela antiga Iberpotash: em 2020, dois trabalhadores morreram em diferentes acidentes ocorridos com um mês de diferença e, em 2013, a derrocada do teto de uma galeria matou dois mineiros numa exploração da companhia.

Continue a ler esta notícia