BCE baixa taxas de juro - TVI

BCE baixa taxas de juro

Descida é apenas de 0,25 pontos percentuais

O Banco Central Europeu (BCE) decidiu baixar as taxas de juro pela primeira vez em dois anos, em 0,25 pontos percentuais. O anúncio foi feito por Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu.

Esta é a primeira vez que o faz depois de nos últimos dois anos ter aumentado essas mesmas taxas em 4,5 pontos percentuais para o valor mais alto de sempre e a uma velocidade nunca antes vista.

A política monetária agressiva seguida pelo BCE foi a forma encontrada pelo conselho de governadores, que se reúne habitualmente em Frankfurt, na Alemanha, para tentar vergar uma taxa de inflação galopante que chegou a atingir um crescimento de 10,6% em outubro do ano passado e que, em maio deste ano, se fixou em 2,6%.

A descida de taxas é de apenas 0,25 pontos percentuais e se é verdade que a generalidade dos analistas espera que até ao final do ano se registem novos cortes de juros, também é verdade que já houve momentos em que se acreditou que essas descidas seriam bem mais significativas e a um ritmo mais acelerado.

No início do ano chegou a antecipar-se que o BCE poderia cortar taxas de juro seis vezes durante 2024. Mas dados menos positivos da inflação e a aceleração na taxa de crescimento dos salários no primeiro trimestre serão argumentos que os ‘falcões’ dentro do BCE deverão esgrimir perante as ‘pombas’ para, assim, impedir uma descida mais acelerada de juros.

Continue a ler esta notícia