Taxa de inflação negativa - TVI

Taxa de inflação negativa

Dinheiro [arquivo]

Banco de Portugal prevê taxa de inflação negativa em 0,5%

A taxa de inflação em 2009 deverá ser negativa em 0,5%, prevendo o Banco de Portugal (BdP) que não exista deflação.

Segundo as previsões do Boletim Económico de Verão, divulgadas esta quarta-feira pelo Banco de Portugal (BdP), esta nova previsão traduz um agravamento face à projecção avançada, no Boletim de Primavera, com uma descida da taxa de inflação de 0,2%.

Economia vai continuar a cair em 2010

«A redução projectada dos preços no consumidor para o ano corrente não representará uma situação de deflação na medida em que traduzirá uma redução temporária e não generalizada», pode ler-se no documento do BdP.

Quebra no emprego de 2,6%

A instituição refere ainda que esta «evolução da taxa de inflação é condicionada pela queda dos preços da componente energética do Índice Harmonizado de Preços ao Consumidor de 7,2% (o que compara com um aumento de 6,6% em 2008)».

Constâncio: recessão cá melhor que na zona euro

Para 2010, o BdP prevê um aumento da taxa de inflação para 1,3 por cento, que «reflecte o aumento dos preços dos bens energéticos (5,9%), num contexto de subida continuada do preço do petróleo, assim como uma ligeira aceleração dos preços dos bens não energéticos e serviços, num quadro de moderação dos custos unitários do trabalho, que deverá permitir alguma recuperação das margens de lucro».
Continue a ler esta notícia