"Isto não pode estar a acontecer-me agora". Bebé prematuro nasce na casa de banho de avião - TVI

"Isto não pode estar a acontecer-me agora". Bebé prematuro nasce na casa de banho de avião

  • CNN Portugal
  • RL
  • 20 mai 2022, 19:00
Bebé nasce em avião

Uma assistente de bordo ajudou a mãe a dar à luz em pleno voo. O parto correu bem, o bebé é saudável e tem um nome muito especial

Uma mulher deu à luz um bebé prematuro numa casa de banho a bordo de um voo da Frontier Airlines. De acordo com uma publicação no Facebook da companhia aérea, citada pela CNN Internacional, a passageira entrou em trabalho de parto precoce durante o voo de Denver para Orlando, nos Estados Unidos.

Em entrevista ao jornal Today, a mulher conta que temeu pela vida do bebé, já que o parto seria prematuro e aconteceria num local totalmente inadequado.

"Eu sentia-me bem quando embarquei. Assim que o avião descolou adormeci, mas acordei quando comecei a sentir as contrações", começa por relatar a mãe, prosseguindo: "O primeiro pensamento que me passou pela cabeça foi que 'isto não me pode estar a acontecer agora'. De forma alguma eu poderia dar à luz neste avião'".

A tripulação não conseguiu encontrar nenhum passageiro no avião com treino médico ou com experiência em partos, então viu-se obrigada a resolver a situação com os recursos que tinha.

A grávida acabou por ser levada para a parte de trás do avião, enquanto a tripulação reunia o material médico. O piloto mudou a rota do voo e preparou-se para uma aterragem de emergência. Após o esforço da equipa para auxiliar a mãe, a bebé nasceu e, apesar de prematura, estava em boas condições de saúde.

Imagens partilhadas pela companhia aérea da tripulação que ajudou no nascimento do bebé

Em comunicado, o comandante do voo, Chris Nye, disse que o avião foi desviado para o Aeroporto de Pensacola, na Flórida, e depois continuou para Orlando após a mãe e o bebé terem conseguido desembarcar com a ajuda da equipa médica.

“Toda a equipa realmente fez um ótimo trabalho”, congratulou o comandante. "Exemplar" e "calma" foram as palavras que usou para descrever a heróica tarefa da assistente de bordo Diana Giraldo de ajudar no parto em pleno voo. "O bebé mal podia esperar".

Embora o nome e o sexo do bebé não tenham sido divulgados, a Frontier revelou que o nome do meio do recém-nascido é Sky (céu, em português), numa homenagem às condições incomuns da sua chegada ao mundo.

Continue a ler esta notícia