Instituto chinês cria dispositivo que simula beijo à distância entre utilizadores - TVI

Instituto chinês cria dispositivo que simula beijo à distância entre utilizadores

  • CNN
  • Nectar Gan
  • 25 fev 2023, 16:46
Kissing

Dispositivo é capaz de imitar um beijo real, imitando a pressão, o movimento e a temperatura dos lábios

Quer enviar um beijo ao seu amante à distância? Uma engenhoca chinesa com "lábios" de silicone quentes e em movimento parece ter a resposta.

O dispositivo, anunciado como uma forma de permitir aos casais de longa distância partilhar a "verdadeira" intimidade física, está a causar burburinho entre os utilizadores chineses das redes sociais, que reagiram com intriga e choque. Equipado com sensores de pressão, diz-se que o dispositivo é capaz de imitar um beijo real ao replicar a pressão, o movimento e a temperatura dos lábios de um utilizador.

Juntamente com o movimento de beijo, também pode transmitir o som que o utilizador faz. No entanto, enquanto muitos utilizadores das redes sociais viram um lado engraçado no dispositivo, outros criticaram-no como "vulgar" e "assustador". Alguns manifestaram preocupações de que os menores pudessem comprá-lo e utilizá-lo.

"Não compreendo (o dispositivo) mas estou completamente chocado", disse um comentário na rede social Weibo. Na plataforma, uma espécie de Twitter,  vários hashtags sobre o dispositivo arrecadaram centenas de milhões de opiniões durante a última semana.

Para enviar um beijo, os utilizadores precisam de descarregar uma aplicação para telemóvel e ligar o dispositivo à porta de carregamento do seu telemóvel. Depois de se emparelharem com os seus parceiros na aplicação, os casais podem iniciar uma videochamada e transmitir réplicas dos seus beijos um ao outro.

De acordo com o jornal estatal chinês Global Times, a invenção foi patenteada pelo Changzhou Vocational Institute of Mechatronic Technology. "Na minha universidade, estava numa relação de longa distância com a minha namorada, por isso só tivemos contacto um com o outro através do telefone. Foi aí que teve origem a inspiração deste dispositivo", Jiang Zhongli, o principal inventor do design, foi citado como tendo dito pelo Global Times.

O jornal afirma também que Jiang tinha pedido uma patente em 2019, mas a patente terminou em Janeiro de 2023 e Jiang esperava agora que outra pessoa pudesse expandir e aperfeiçoar o design.

Uma invenção semelhante, a "Kissinger", foi lançada pelo Instituto Imagineering na Malásia em 2016. Mas veio sob a forma de uma almofada de silicone sensível ao toque, em vez de lábios com um aspecto realista.

Embora anunciado para relações de longa distância, o dispositivo chinês também permite aos utilizadores emparelharem-se anonimamente com desconhecidos na função "quadrado de beijo" da aplicação. Se dois desconhecidos combinarem com sucesso e gostarem um do outro, podem pedir para trocar beijos.

Os utilizadores podem também "carregar" os seus beijos na aplicação para que outros possam descarregar e experimentar. No maior site de compras online da China, Taobao, dezenas de utilizadores partilharam as suas opiniões sobre o dispositivo, que tem um preço de 288 yuan (cerca de 40 euros).

"O meu parceiro não acreditava que o beijo (remoto) pudesse ser conseguido no início, por isso o maxilar dela caiu quando o usou... Esta é a melhor surpresa que lhe dei durante a nossa relação de longa distância", comentou um utilizador. "Obrigado, tecnologia", frisou outro.

Continue a ler esta notícia