Exclusivo: suspeitas de corrupção em penálti que deu acesso ao Benfica à Liga dos Campeões - TVI

Exclusivo: suspeitas de corrupção em penálti que deu acesso ao Benfica à Liga dos Campeões

  • Henrique Machado
  • 21 fev 2023, 20:02

Investigação acredita que o clube encarnado terá contratado jogador como contrapartida por grande penalidade cometida na última jornada do campeonato

O Ministério Público suspeita que o Benfica tenha assegurado o acesso à Liga dos Campeões na época 2017/18, em detrimento do Sporting, através de um penálti cometido por um jogador do Moreirense sobre os encarnados no jogo da última jornada, o que garantiu ao Benfica uma vitória por 1-0 no Estádio da Luz. 

O jogador em causa é Alfa Semedo e a investigação acredita que como contrapartida, por alegado crime de corrupção desportiva, está o pagamento do Benfica ao Moreirense, no final dessa época, de 2,5 milhões de euros por 50 por cento do passe e dos direitos desportivos do jogador. 

Este é um dos factos que consta no megaprocesso que corre contra o Benfica, há cinco anos, e a que a TVI/CNN Portugal teve acesso. 

Estavam em causa 43 milhões de euros para quem alcançasse o segundo lugar no campeonato e chegasse à Liga dos Campeões – uma vez que o FC Porto se iria sagrar campeão – e os dois rivais de Lisboa disputaram a vaga até ao fim. 

Na última jornada, a 13 de maio de 2018, o Sporting perdeu pontos na Madeira, frente ao Marítimo, com um deslize do guarda-redes Rui Patrício, e o Benfica assegurou os 3 pontos decisivos num jogo cujo resultado o Ministério Público, após investigação da Polícia Judiciária, acredita ter sido viciado.

Existe no processo a suspeita de corrupção desportiva, para benefício do Benfica, por dependência económica de vários clubes de dimensão menor que os encarnados, algo que compete agora ao Ministério Público demonstrar numa acusação que deverá ser conhecida ainda este ano.

Conversas secretas

Na mesma investigação o Ministério Público intercetou várias mensagens entre os então presidente do Benfica e treinador do Sporting. Luís Filipe Vieira e Jorge Jesus, que antes disso tinham partilhado o balneário dos encarnados durante seis anos, tinha constantes conversas, incluindo antes de jogos dos clubes.

Isso mesmo foi possível de concluir após uma análise exaustiva ao telemóvel de Luís Filipe Vieira no megaprocesso em que o Benfica é investigado há cinco anos. "Não tenho dúvidas de que nós os dois sabemos mais a dormir do que eles todos acordados", pode ler-se numa das mensagens.

Mesmo depois de várias trocas de acusações e de provocações de parte a parte na sequência da saída de Jorge Jesus da Luz para Alvalade, os dois não deixaram de se falar.

As análises da Polícia Judiciária dão a entender que o fluxo de mensagens se tornou especialmente intenso a partir de 27 de abril, incluindo antes de um dérbi entre as duas equipas, quando o campeonato já estava na reta final.

Jorge Jesus acabaria por sair do Sporting nesse ano, na sequência do ataque à academia de Alcochete, que surgiu precisamente após a derrota na Madeira que custou a entrada na Liga dos Campeões aos leões.

Continue a ler esta notícia