OFICIAL: Enzo Fernández deixa o Benfica e é reforço do Chelsea - TVI

OFICIAL: Enzo Fernández deixa o Benfica e é reforço do Chelsea

Santa Clara-Benfica (Lusa)

Ingleses pagam 121 milhões de euros no total

Relacionados

O Benfica confirmou à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) a saída de Enzo Fernández para o Chelsea por 121 milhões de euros.

O River Plate, clube de onde chegou o médio argentino no verão, terá direito a 25 por cento do valor da transferência. Além disso, o Chelsea vai reter os 3,78 por cento correspondente ao mecanismo de solidariedade para distribuir pelos clubes da formação do jogador e as águias terão «encargos com serviços de intermediação de 6,56% do valor da venda deduzido do montante da solidariedade».

O Maisfutebol sabe que o Chelsea vai ter a possibilidade de pagar Enzo em prestações, tal como pretendia, até pelas questões do fair play financeiro, mas o Benfica, como exigia, também recebe o valor de uma vez só. 

Para será realizada uma operação financeira idêntica à que foi utilizada por ocasião da venda de João Félix para o Atlético de Madrid. O Benfica antecipa a receita, e para tal tem de pagar juros, na ordem dos cinco milhões de euros.

Para salvaguardar essa despesa do Benfica é que ficou estipulado, no acordo, que o Chelsea pagaria um milhão acima da cláusula de rescisão, e os intermediários abdicaram de uma verba próxima dos quatro milhões de euros, ao ficar estabelecido que receberiam 6,56 por cento, e não os habituais 10 por cento.

Em cerca de meio ano, Enzo cumpriu 29 jogos no Benfica, marcou quatro golos e ainda deu seis assistências.

Foi já como jogador dos encarnados que chegou à seleção principal da Argentina e sagrou-se campeão do Mundo no Qatar, tendo ainda sido eleito o melhor jovem do Mundial 2022.

O jovem de 22 anos protagonizou a maior novela do mercado de inverno que chega agora ao fim com Londres como destino. Enzo Fernández, refira-se, até já nem participou na vitória do Benfica em Arouca (3-1), esta noite, e o treinador Roger Schmidt deixou recados ao jogador.

A transferência do médio argentino é a segunda maior da história dos encarnados, apenas atrás da ida de João Félix para o Atlético de Madrid, por 126 milhões de euros.

O comunicado do Benfica:

«A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD (“Benfica SAD”) informa que chegou a acordo com o Chelsea FC para a alienação da totalidade dos direitos do jogador Enzo Fernández, por um montante de € 121.000.000 (cento e vinte e um milhões de euros).

Mais se informa que o Chelsea FC terá o direito a reter o mecanismo de solidariedade de 3,78% para posterior distribuição aos clubes que participaram na formação do jogador. Adicionalmente, a Benfica SAD terá encargos com serviços de intermediação de 6,56% do valor da venda deduzido do montante da solidariedade e terá ainda de entregar ao River Plate o montante correspondente a 25% do valor da transferência deduzido dos montantes da solidariedade e dos serviços de intermediação.»

Continue a ler esta notícia

Relacionados