Operação Penálti: Benfica SAD confirma ter sido constituída arguida - TVI

Operação Penálti: Benfica SAD confirma ter sido constituída arguida

Estádio da Luz, Lisboa (Getty)

Encarnados garantem “total disponibilidade para colaborar com as entidades competentes”

Relacionados

Depois de um dia de buscas nos três estádios dos maiores clubes nacionais, à 01:30 desta quinta-feira, a Benfica SAD emitiu um comunicado em que reconhece ter sido constituída arguida, na sequência da “Operação Penálti”.

O clube da Luz explica que “nenhum dos seus representantes viu esse estatuto processual ser-lhe aplicado” e reitera que tem “total disponibilidade para colaborar com as entidades competentes”.

No entanto, o Benfica realça que, “no estrito respeito pelo segredo de justiça”, não fará mais nenhum comentário sobre o tema.

O Sporting também já tinha confirmado, em comunicado, que a SAD foi constituída arguida no âmbito da investigação a vários contratos e transferências que levaram inspetores da Autoridade Tributária (AT) a Alvalade para a realização de buscas, nesta quarta-feira.

Operação Penálti: 200 agentes e mais de 60 buscas

Depois de a manhã de quarta-feira ter sido marcada pelas buscas nos estádios do DragãoLuz e Alvalade, o Ministério Público esclareceu a megaoperação através de um comunicado. No documento, pode ler-se que estiveram em curso mais de 60 buscas em "instalações de sociedades, incluindo as sociedades anónimas desportivas do Sporting C.P., S.L. e Benfica e F.C. Porto, escritórios de advogados e de contabilidade, bem como diversas residências".

As diligências ocorreram nas regiões de Lisboa, Porto, Braga, Viana do Castelo, Aveiro e Setúbal, sendo que se investigavam "suspeitas de prática de crimes de fraude fiscal qualificada, fraude contra a segurança social e branqueamento de capitais", diz o Ministério Público, acrescentando que todos os crimes estão ligados à celebração ou renovação de contratos de jogadores de futebol, ao pagamento de comissões e circuitos financeiros que envolvem os intermediários nesses negócios, bem como à utilização de direitos de imagem.

Continue a ler esta notícia

Relacionados