Netanyahu anuncia formação de novo Governo em Israel - TVI

Netanyahu anuncia formação de novo Governo em Israel

  • Agência Lusa
  • AM
  • 22 dez 2022, 06:33
Benjamin Netanyahu (AP Photo)

Primeiro-ministro israelita disse que pretende concluir o processo “o mais rápido possível na próxima semana”

O primeiro-ministro israelita designado, Benjamin Netanyahu, anunciou quarta-feira que formou com sucesso uma nova coligação, preparando-se para regressar ao poder como chefe do Governo mais à direita de sempre de Israel.

Netanyahu fez o anúncio num telefonema ao presidente israelita, Isaac Herzog, pouco antes do prazo da meia-noite. O seu partido Likud divulgou um breve vídeo de Netanyahu a sorrir e uma gravação da conversa.

“Queria anunciar que, graças ao incrível apoio público que tivemos nas eleições, consegui formar um governo que vai cuidar de todos os israelitas”, disse o primeiro-ministro designando.

A formação ocorreu após semanas de negociações difíceis com os seus parceiros – que ainda precisam finalizar seus acordos de partilha de poder com o Likud.

No entanto, Netanyahu disse que pretende concluir o processo “o mais rápido possível na próxima semana”.

A data para a tomada de posse ainda não foi anunciada.

Nas eleições legislativas de 1 de novembro, Netanyahu e os seus aliados conquistaram a maioria de 64 assentos parlamentares de 120 possíveis. Na ocasião havia prometido formar uma coligação rapidamente.

Mas esse processo acabou por ser mais complicado do que o previsto, em parte, porque os seus parceiros ultraortodoxos e de extrema-direita exigiam garantias firmes sobre o seu projeto de governo.

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos