Bill Gates diz que as criptomoedas e as NFTs são um logro - TVI

Bill Gates diz que as criptomoedas e as NFTs são um logro

  • CNN
  • Jordan Valinsky
  • 16 jun 2022, 10:37
Bill Gates

O colapso dos preços das criptomoedas das últimas semanas levanta cada vez mais a voz de críticos, entre os quais Bill Gates. Esta semana, a Bitcoin desceu até quase aos 20 mil dólares.

Não conte com Bill Gates entre os fãs das criptomoedas e das NFT.

Essas tendências de ativos digitais são "100% baseadas numa teoria dos mais tolos", afirmou o cofundador da Microsoft numa conferência da TechCrunch, esta terça-feira, referindo-se à noção de que os investidores podem ganhar dinheiro em ativos sem valor ou sobrevalorizados desde que as pessoas estejam dispostas a pagar mais por eles.

Gates acrescentou que não é "nem muito nem pouco” cripto. E ridicularizou os NFT Macacos Aborrecidos, brincando que "imagens digitais caras de macacos" irão "melhorar imensamente o mundo".

[Nota: o Bored Ape Yacht Club - à letra, Clube de Iates dos Macacos Aborrecidos – é uma coleção de dez mil peças de arte digitais NFT na rede etherum; NFT, sigla para “non fungible token”, é um fenómeno no mundo criptográfico, que verifica e transforma obras de arte digitais em peças únicas, que são fáceis de transacionar através da tecnologia blockchain.]

Em vez disso, Gates disse que prefere o investimento à moda antiga.

"Estou habituado a classes de ativos, como uma quinta onde se produz ou como uma empresa onde fazem produtos", disse.

Os seus comentários surgem quando a bitcoin e outras moedas criptográficas estão em queda abrupta. A bitcoin atingiu um máximo histórico de 69 mil dólares em novembro de 2021. Desde então, a moeda criptográfica mais valiosa do mundo perdeu dois terços do seu valor, caindo abaixo dos 22 mil dólares na quarta-feira. Perdeu mais de 25% do seu valor desde sexta-feira.

A Crypto Exchange Coinbase anunciou que está a despedir 18% dos seus empregados, uma vez que o mercado da moeda digital continua a desmoronar-se.

Gates já duvidou anteriormente da criptologia. Numa entrevista de 2021 à Bloomberg, Gates disse que uma coisa era Elon Musk e a Tesla investirem em bitcoin, mas isso não significava que os investidores comuns deviam seguir essa pista.

"Penso que as pessoas são arrastadas para estas manias, e podem não ter tanto dinheiro para pôr de lado", disse Gates. "Portanto, não estou positivo quanto à bitcoin".

 

Continue a ler esta notícia