Investigadora chilena cancela participação em debate com Boaventura de Sousa Santos após acusações de assédio - TVI

Investigadora chilena cancela participação em debate com Boaventura de Sousa Santos após acusações de assédio

Boaventura de Sousa Santos (Governo)

Sociólogo português está no Chile para participar na Feira do Livro das Ciências Sociais

Relacionados

Uma socióloga e investigadora chilena cancelou a sua presença num debate em que vai marcar presença Boaventura de Sousa Santos. A decisão de Claudia Dides surge após as acusações de assédio sexual ao professor universitário português, que se encontra em Santiago do Chile.

Foi através do Twitter que a investigadora anunciou que não estaria presente na mesa redonda “Epistemologias do Sul”, justificando a decisão com as “acusações contra o professor Boaventura de Sousa Santos”.

A discussão vai realizar-se na Feira do Livro das Ciências Sociais, para a qual Boaventura de Sousa Santos foi convidado. De resto, foi precisamente a partir de Santiago do Chile que o diretor emérito do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra reagiu à polémica, alegando ser vítima de um “ato miserável de vingança institucional e pessoal”, anunciando mesmo que vai avançar com uma queixa-crime.

O debate em que Boaventura de Sousa Santos vai participar realiza-se a partir das 11:00 locais (mais cinco horas em Lisboa), e vai contar ainda com a participação dos professores Carlos del Valle, Mauro Salazar e Carlos Ossa.

Boaventura de Sousa Santos é um dos dois visados de um livro que relata casos de assédio sexual e moral no CES. “Sexual Misconduct in Academia” denuncia vários comportamentos ilegais, descrevendo mesmo um caso de uma investigadora brasileira que acusa o catedrático de lhe ter tocado na perna e sugerido um “aprofundamento da relação”. A mulher recusou, e contou depois que isso lhe passou a valer uma discriminação na universidade.

Já depois disso foi recuperada a acusação de uma investigadora argentina, que afirmou, em junho de 2022, que Boaventura de Sousa Santos se "atirou" para cima dela quando estava em Portugal a trabalhar.

Continue a ler esta notícia

Relacionados