Fernando Ulrich diz que «bancos estão de boa saúde» - TVI

Fernando Ulrich diz que «bancos estão de boa saúde»

  • Rui Pedro Vieira
  • 14 mai 2008, 17:14
BPI

Número de bancos que existem depende «do número de iniciativas»

Relacionados
O «chairman» do BPI disse esta quarta-feira que os bancos portugueses estão de boa saúde. Sobre os efeitos da conjuntura menos favorável no mercado, Fernando Ulrich admitiu mesmo que, ao nível dos preços, os efeitos «não tiveram a magnitude» que está a ocorrer em outros países, pelo que, no BPI, não se verificaram alterações significativas nos «spreads».

«A forma como respondemos a esta situação de crise de mercados foi concentrar nas relações com as grandes empresas e minimizar os impactos junto dos clientes particulares e de pequenas e médias empresas», sublinhou durante a conferência «Portugal em Exame-Caminhos Para Portugal», que decorre esta quarta-feira no Centro de Congressos do Estoril.

«Não existem poucos bancos»

Segundo o «chairman» do BPI, o sector bancário é competitivo em Portugal e o número de instituições «depende do número de iniciativas».

Fernando Ulrich considera inclusivamente que o mercado português «é dos mais concorrenciais que existem», o que leva a que bancos estrangeiros tenham dificuldade em penetrar no mercado nacional.

Por outro lado, como exemplo, o responsável justificou-se com as hipóteses de escolha por parte do consumidor, ao nível de banca, serem muito superiores às do fornecimento de energia ou dos serviços de telecomunicações.
Continue a ler esta notícia

Relacionados