Petrobrás pode ter descoberto 3º campo mundial de petróleo - TVI

Petrobrás pode ter descoberto 3º campo mundial de petróleo

Barris de petróleo

Pode conter reservas na ordem dos 33 mil milhões de barris

Relacionados
Uma nova descoberta na Bacia de Santos, localizada na plataforma continental brasileira, pode conter reservas de petróleo na ordem de 33 mil milhões de barris, anunciou esta segunda-feira o director geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Haroldo Lima.

De acordo com a agência «Lusa», se as informações preliminares das empresas concessionárias que estão a operar na área denominada «Pão-de-Açúcar» forem confirmadas, este será o terceiro maior campo de petróleo do mundo.

«Seria a maior descoberta feita no mundo nos últimos 30 anos», disse Haroldo Lima, durante o IV Seminário de Petróleo e Gás no Brasil, promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro.

Cinco vezes mais do que campo de Tupi

A área está localizada no bloco BM-S-9, operado pela Petrobras (45 por cento), em parceria com o britânico BG Group (30%) e a espanhola Repsol (25%).

«Estamos sabendo por canais não oficiais, oriundos da operadora, que a área chamada Pão-de-Açúcar apontaria para reservas cinco vezes maiores que a reserva de Tupi», destacou o executivo.

Participado pela portuguesa Galp Energia, o campo de Tupi, também na Bacia de Santos, tem reservas estimadas entre cinco mil milhões e oito mil milhões de barris de petróleo.

A Bacia de Santos é vista como a principal província petrolífera do mundo encontrada nos últimos anos.

Actualmente, as reservas de petróleo e gás da Petrobrás, cujas acções dispararam esta segunda-feira, somam 11,704 bilhões de barris.
Continue a ler esta notícia

Relacionados