O seu cão também pode ter demência ao envelhecer. Estes são os sinais a estar atento - TVI

O seu cão também pode ter demência ao envelhecer. Estes são os sinais a estar atento

  • CNN
  • Sandee LaMotte
  • 28 ago 2022, 10:30
Cão Golden Retriever Getty Images

Risco de demência nos cães aumenta todos os anos após os 10 anos de idade, constata um novo estudo.

Tal como as pessoas, os cães podem contrair demência à medida que envelhecem. O velocista que costumava focar o olhar para fora da porta da rua pode, um dia, dirigir-se a um armário para sair de casa.

É uma realidade infeliz que muitos donos de cães poderão ter de enfrentar, especialmente se a raça do seu cão viver 10 anos ou mais. Um novo estudo que faz parte do Projecto sobre o Envelhecimento dos Cães, nos EUA, descobriu que o risco de desenvolver problemas cognitivos aumenta em 52% todos os anos após os 10 anos de idade em muitos cães.

Mas não há razão para desespero se o seu melhor amigo peludo estiver a mostrar sinais de declínio cognitivo canino, ou DCC, diz a veterinária Dana Varble, chefe da Comunidade Veterinária da América do Norte.

"Demasiadas vezes, os donos de animais de estimação pensam que os seus cães estão apenas a 'abrandar' e não se apercebem de que há coisas que podem fazer para aliviar, abrandar ou mesmo evitar o declínio cognitivo à medida que os cães envelhecem", diz Varble.

"Estudos mostram que a actividade mental e o exercício são importantes para o bem-estar mental de um cão, tal como o são nos humanos. Estimular o cérebro é importante e isto pode ser feito facilmente com puzzles alimentares, por exemplo", disse ela.

Puzzles alimentares são brinquedos em que os donos escondem iguarias, e cabe ao cão empurrar, sacudir ou puxar as iguarias para fora deles. Tais actividades ajudam a manter o cérebro tanto dos cães como dos gatos envolvidos, dizem os especialistas.

Além disso, "foram demonstrados suplementos nutricionais para melhorar os sinais e retardar o declínio do DCC". Há também alimentos especiais para cães envelhecidos", diz Varble.

Idade e níveis de actividade são chave

No novo estudo, publicado na quinta-feira na revista Scientific Reports, os investigadores pediram a mais de 15 mil proprietários de cães que completassem dois inquéritos entre Dezembro de 2019 e 2020 sobre a saúde e o estado cognitivo dos seus cães. Depois, os cientistas agruparam os cães por idade e analisaram os resultados

Com base apenas na idade, as probabilidades de um cão desenvolver DCC aumentaram 68% para cada ano após uma década de vida. Mas quando outros factores foram tidos em conta, tais como a raça do cão, problemas de saúde existentes, esterilização e actividade física, o risco diminuiu para 52% por ano de vida extra.

Cães inactivos da mesma raça, com o mesmo estado de saúde, idade e estado de esterilização eram quase sete vezes mais susceptíveis de contrair demência canina do que cães ativos comparáveis. Se é a inactividade que leva à demência ou vice-versa não é claro, disseram os autores do estudo.

Além disso, os cães com historial de perturbações neurológicas, oculares ou auditivas tinham um risco mais elevado de declínio cognitivo, de acordo com o estudo.

Também houve boas notícias: o estudo não encontrou quase nenhum declínio cognitivo em cães com menos de 10 anos de idade.

O que procurar

Os veterinários têm vindo a estudar os sinais e sintomas da demência canina há anos, tentando compreender melhor e ajudar os animais de estimação nos seus cuidados. Eis o que procurar, de acordo com os especialistas:

Desorientação: cães com problemas cognitivos podem começar a ter dificuldades em circular pela casa ou começar a vaguear por aí como se estivessem perdidos. Podem ficar presos atrás de móveis e não saber como sair ou ficar a olhar sem objectivo para o chão, paredes ou no espaço. Podem até deixar de reconhecer os membros da família.

Mudanças nos ciclos de sono: a demência pode fazer com que os cães confundam dia e noite, e o seu animal de estimação pode acordar durante a noite e começar a andar a passear pela casa, a ladrar ou a lamentar-se. A insónia durante a noite pode levar a um sono excessivo durante o dia.

Treino em casa: alguns cães esquecem-se de anos de treino doméstico e começam a aliviar-se dentro de casa, o que os pode deixar ansiosos. Podem esquecer-se de o alertar quando precisam de sair, ou mesmo esquecer-se de fazer as necessidades enquanto estão fora de casa e sujar a casa quando regressam.

Mudanças no comportamento social: as interacções consigo e com outras pessoas nas suas vidas podem mudar. Um cão pode tornar-se extra dependente, medroso ou carente. Ou o cão pode tornar-se anti-social, retirando-se das interacções e passando tempo sozinho.

Mudanças na actividade física: um cão com declínio cognitivo pode perder o interesse em brinquedos favoritos, noutros cães e pessoas ou começar a andar sem rumo e sem capacidade de assentar.

Leve o seu cão ao veterinário se vir algum destes sinais, e quanto mais cedo melhor, sugere Varble. "A intervenção precoce pode prolongar e melhorar a qualidade de vida dos nossos animais de estimação", diz

Primeiro, o veterinário analisará o cão quanto a outras causas possíveis para os sintomas, eliminando coisas como diabetes, perda de visão e audição, problemas renais ou urinários, artrite, hipertensão, e doença de Cushing, causada por um excesso da hormona de stress cortisol.

Se você e o seu veterinário detectarem os sinais de demência cedo, o médico pode sugerir um medicamento que altera o comportamento aprovado para cães, que trabalhe no neurotransmissor dopamina para ajudar contra o declínio.

O veterinário pode também colocar o seu cão numa dieta saudável para o cérebro e encorajar mais actividade física, socialização e estimulação cerebral através de puzzles alimentares, ensinando novos truques e encorajando cheirar e farejar nos passeios.

Continue a ler esta notícia