Se beber este tipo de café, pode ter menor risco de morte - TVI

Se beber este tipo de café, pode ter menor risco de morte

  • CNN
  • Megan Marples
  • 4 jun 2022, 19:00
Café. Adobe Stock

Relacionados

A bebida de café terrena e cheia de cafeína pode ter mais poder do que acordá-lo de manhã.

Beber café adoçado ou não adoçado está associado a um menor risco de morte em comparação com não beber a bebida, de acordo com um novo estudo publicado na revista Annals of Internal Medicine.

Os investigadores inquiriram 171.616 participantes no Reino Unido até cinco vezes ao longo de um ano sobre o seu estilo de vida, incluindo os seus hábitos de consumo de café. Os cientistas examinaram então certidões de óbito para ver quem faleceu em média sete anos depois.

Os participantes variavam entre os 37 e os 73 anos e declararam que não tinham doença cardiovascular ou cancro na altura do inquérito.

Os resultados mostraram que para as pessoas que bebiam uma quantidade moderada de café, definida como 1,5 a 3,5 chávenas por dia, aqueles que adoçavam o seu café tinham um risco de morte cerca de 30% menor em comparação com os que não bebem café, de acordo com Christina Wee, professora de medicina associada da Faculdade de Medicina de Harvard, que não esteve envolvida no estudo. É também editora-adjunta da Annals of Internal Medicine.

Os consumidores de café não adoçados tinham entre 16% e 29% menor risco de morte em comparação com os que não bebem café, acrescentou.

Os resultados foram ajustados para fatores sociodemográficos, de estilo de vida e clínicos para eliminar os seus efeitos nos resultados. Por exemplo, a equipa de investigação fez perguntas sobre o nível de tabagismo, quantidade de atividade física, nível de educação e hábitos alimentares, disse Wee.

Há um limite para os ajustes dos investigadores porque não perguntaram sobre outros fatores que poderiam afetar os resultados, como o nível de rendimento e a ocupação, disse.

Preste atenção ao açúcar adicionado

Se beber café com leite com açúcar e macchiatos de caramelo, não tem sorte.

O consumidor de café médio que relatou que adoça o seu café colocou uma média de 1 colher de chá, de acordo com o estudo.

"Se adiciona apenas cerca de 1 colher de chá de açúcar ao seu café, os benefícios do café que pensamos que estão lá não são completamente anulados por essa colher de chá", disse Wee.

Os resultados para as pessoas que usavam adoçante artificial no café foram menos claros, pelo que os investigadores não foram capazes de tirar conclusões para as pessoas que preferem substitutos do açúcar.

"Com base neste estudo, os médicos podem dizer aos seus doentes que não há necessidade de a maioria dos consumidores de café eliminarem a bebida da sua dieta, mas ser cautelosos sobre cafés especiais com calorias mais elevadas", disse o autor do estudo, Dr. Dan Liu, do departamento de epidemiologia da Universidade Southern Medical, em Guangzhou, na China.

Como é que o café afeta o corpo?

Estudos anteriores mostraram que a ingestão de café poderia proteger o coração e ajudar no tratamento de outras doenças, disse Liu. Também pode reduzir o risco de problemas hepáticos, diz um estudo de 2021.

O café também tem diferentes perfis de saúde, dependendo de como é produzido, disse Gunter Kuhnle, professor de nutrição e ciência da alimentação na Universidade de Reading, no Reino Unido. Não esteve envolvido no estudo.

Alguns tipos contêm compostos fenólicos, que se acredita serem benéficos, disse.

Esses compostos químicos afetam o sabor e o aroma do café e são valiosos porque podem agir como antioxidantes e têm propriedades anti-inflamatórias e antienvelhecimento.

As duas espécies de café mais comuns são a arábica e a robusta, e a pesquisa mostra que o café robusta tem um teor fenólico mais elevado do que o café da Arábia.

Os grãos de café verdes não torrados contêm altos níveis de compostos fenólicos, mas o mau aroma quando são preparados faz com que as pessoas os torrem. Dependendo do nível de torrefação, alguns dos compostos fenólicos podem decompor-se.

E dependendo da forma como se fabrica, o café pode conter altos níveis de diterpenos, que são compostos químicos que podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares, disse Kuhnle.

O café cozido e o café de prensa francesa contêm algumas das maiores quantidades de diterpenos, de acordo com um estudo de 2016.

Moca e café expresso continham uma quantidade moderada de diterpenos, enquanto cafés instantâneos ou cafés feitos com filtragem tinham menos.

Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE