Calor coloca 11 distritos em aviso amarelo. Madeira com aviso vermelho - TVI

Calor coloca 11 distritos em aviso amarelo. Madeira com aviso vermelho

  • Agência Lusa
  • AG
  • 27 jun 2023, 07:31

Termómetros podem chegar novamente aos 40 graus em alguns locais do país

A costa sul da ilha da Madeira está esta terça-feira sob aviso vermelho e 11 distritos do continente a amarelo devido à previsão de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o Instituto, a costa sul da Madeira vai manter-se sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de três, devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima até às 20:00.

A previsão aponta para os próximos dias no arquipélago da Madeira temperaturas máximas da ordem dos 30 graus Celsius, que nas vertentes sul podem atingir os 35 graus.

O restante arquipélago encontra-se sob aviso amarelo e laranja de tempo quente.

No continente, continuam sob aviso amarelo por causa do calor os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Setúbal, Évora, Beja e Faro até às 18:00 de quarta-feira.

O IPMA prevê no continente céu pouco nublado ou limpo, obscurecido por partículas de fumo, proveniente dos incêndios no Canadá, vento por vezes forte no litoral oeste e descida de temperatura na região Sul, em especial no litoral oeste.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 16 graus Celsius (em Viana do Castelo e Braga) e os 24 (em Castelo Branco) e as máximas entre os 27 graus (em Aveiro) e os 40 (em Évora).

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

No que diz respeito à exposição à radiação ultravioleta (UV), o IPMA colocou a ilha da Madeira em risco extremo e na quarta-feira em risco muito elevado.

De acordo com o IPMA, a ilha de Porto Santo, os 18 distritos de Portugal continental e o arquipélago dos Açores apresentam níveis muito elevados de exposição à radiação UV.

A escala de radiação ultravioleta tem cinco níveis, entre risco extremo e baixo.

Para as regiões em risco extremo, o IPMA recomenda que se evite o mais possível a exposição ao Sol.

Quanto a regiões com risco muito elevado, o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol, protetor solar e que se evite a exposição das crianças ao sol.

O IPMA recomenda para as regiões com risco elevado o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t’shirt’ e protetor solar.

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos