A Polícia Judiciária (PJ) realizou esta sexta-feira buscas na Câmara de Aveiro, "no âmbito da eventual prática de crimes de prevaricação e violação de regras urbanísticas", informou esta polícia.
Em causa estão decisões e procedimentos adotados em alterações de instrumentos de ordenamento do território.
Foram cumpridos vários mandados de busca com o objetivo de recolher diversos elementos probatórios relevantes para o esclarecimento dos factos sob investigação.
A operação policial foi dirigida pela Diretoria do Centro da Polícia Judiciária, com o inquérito a ser tutelado pelo DIAP Regional do Porto.
A investigação continua em curso, sublinha ainda a PJ.
O presidente da Câmara de Aveiro, Luís Souto Miranda (PSD/CDS-PP/PPM), confirmou que a Polícia Judiciária (PJ) realizou esta sexta-feira buscas na autarquia no âmbito de um processo relacionado com factos ocorridos em mandatos anteriores, tendo sido apreendida documentação.
“Queria só dizer que a Câmara Municipal de Aveiro encara esta visita [da PJ] com total tranquilidade”, disse o autarca em declarações aos jornalistas.
Luís Souto escusou-se a prestar esclarecimentos sobre o que está em causa nesta investigação, adiantando que o processo está em segredo de justiça, referindo apenas que os factos em causa ocorreram em mandatos anteriores.
“Nós estamos aqui há dois meses, portanto, digamos assim, não é nada connosco. É connosco no sentido em que temos que facilitar o acesso a toda a documentação”, esclareceu.
O autarca assegurou ainda que foi prestada total colaboração, acrescentando que foi “feita a apreensão, de acordo com aquilo que os senhores agentes da PJ entenderam ser pertinente para a investigação, com toda a tranquilidade”.
Questionado pelos jornalistas, o autarca precisou que foi apreendida documentação.