Seis pessoas infetadas com legionella em Caminha - TVI

Seis pessoas infetadas com legionella em Caminha

  • Agência Lusa
  • AM
  • 14 nov 2023, 11:43
Legionella [Reuters]

Dos seis casos identificados, cinco residem em Vila Praia de Âncora e um em Vilarelho

Relacionados

Seis pessoas do concelho de Caminha estão infetadas com legionella, estando em curso uma “investigação ambiental” das autoridades de saúde para identificar a origem da infeção, disse à Lusa o presidente da Câmara.

Os doentes identificados neste “foco de legionella” têm entre 52 e 92 anos, indicou à Lusa Rui Lages, presidente da autarquia de Caminha, no distrito de Viana do Castelo.

Dos seis casos identificados, cinco residem em Vila Praia de Âncora e um em Vilarelho, acrescentou.

O primeiro caso terá sido notificado às autoridades de saúde na sexta-feira, disse, referindo que as entidades estão agora “no terreno a fazer a investigação ambiental”.

O autarca indicou ainda que a Câmara está “em contacto permanente” com o delegado de saúde para acompanhar a situação, estando por agora os equipamentos públicos "descartados" como fontes de contaminação.

A doença do legionário, provocada pela bactéria 'Legionella pneumophila', contrai-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.

Continue a ler esta notícia

Relacionados