Canadá abateu objeto voador que sobrevoava o país a grande altitude - TVI

Canadá abateu objeto voador que sobrevoava o país a grande altitude

  • Agência Lusa
  • JGR
  • 11 fev 2023, 22:56
Justin Trudeau (AP Photo)

O objeto voador não identificado é o terceiro a violar o espaço aéreo da América do Norte nas últimas duas semanas

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau anunciou este sábado que as forças armadas abateram um objeto voador não identificado a grande altitude, no norte do Canadá, repetindo uma ação semelhante dos Estados Unidos da América (EUA), na sexta-feira.

"Ordenei o abate de um objeto não identificado que violou o espaço aéreo do Canadá. O NORAD [Comando de Defesa Aeroespacial Norte-Americano] abateu o objeto no espaço aéreo do Yukon, a Força Aérea do Canadá e dos EUA juntaram-se, e um F-22 norte-americano disparou com sucesso contra o objeto", escreveu o governante canadiano na rede social Twitter.

O objeto voador não identificado é o terceiro a violar o espaço aéreo da América do Norte nas últimas duas semanas.

Numa segunda mensagem, citada pela agência de notícias Associated Press, Trudeau acrescentou: "Falei com o Presidente [dos Estados Unidos] Biden esta tarde. As forças armadas canadianas vão agora recolher e analisar os destroços do objeto. Obrigado ao NORAD por vigiar a América do Norte".

Um alegado balão espião chinês passou quase uma semana a sobrevoar o espaço aéreo norte-americano e canadiano antes ser abatido por aviões norte-americanos, na semana passada.

Os militares norte-americanos abateram um segundo objeto no espaço aéreo do Alasca na sexta-feira, mas as autoridades não deram detalhes sobre o tipo de objeto voador abatido.

Continue a ler esta notícia