Produção automóvel em Portugal caiu 16,7% em Janeiro - TVI

Produção automóvel em Portugal caiu 16,7% em Janeiro

O novo Toyota Corolla

O número de veículos produzidos em Portugal reduziu-se 16,7 por cento em Janeiro, para as 15.239 viaturas, revelou esta quarta-feira a Associação dos Industriais de Montagem de Automóveis (AIMA).

Relacionados
Os dados da AIMA revelam que a produção de automóveis ligeiros de passageiros cresceu 20% em Janeiro de 2007, sustentada pelo aumento de 90,6% na fábrica da AutoEuropa, em Palmela, e um acréscimo de 24,4% na fábrica da PSA Peugeot Citroen, em Mangualde, compensando o encerramento da fábrica da Azambuja.

Pelo contrário, a produção de comerciais ligeiros recuou 61,6% em Janeiro, a montagem de pesados de mercadorias baixou 24,8% e o fabrico de autocarros reduziu-se em 24,7%.

A quebra na produção de comerciais ligeiros, cita a «Lusa», foi comum a todas as empresas de montagem (redução de 3,2% na PSA, descida de 4,6% na Mitsubishi Fuso Truck Europe, queda de 0,8% na Toyota Caetano e diminuição de 2,9% da VN Automóveis).

No entanto, a forte redução da produção de comerciais ligeiros deveu-se ao encerramento da fábrica da General Motors (GM) na Azambuja, que no primeiro mês de 2006 representou mais de metade (60,4%) do total de veículos deste segmento montados em Portugal.

No caso dos pesados, apenas a VN Automóveis apresentou um acréscimo de 5% na produção em Janeiro, enquanto o número de pesados montados recuou 32,3% na Mitsubishi Fuso Truck Europe e caiu 24,1% na Toyota Caetano.

Destinaram-se à exportação 97,2% dos veículos montados em Janeiro em Portugal, percentagem que se elevou a 99% nos ligeiros de passageiros e não foi além de 91,9% nos comerciais ligeiros e 87,1% nos pesados.
Continue a ler esta notícia

Relacionados