Seis detidos e meio milhão de euros apreendidos em operação de combate ao furto de catalisadores - TVI

Seis detidos e meio milhão de euros apreendidos em operação de combate ao furto de catalisadores

  • Agência Lusa
  • MJC
  • 16 dez 2022, 14:59
PSP

Os ladrões operavam nos distritos de Lisboa e Setúbal

Relacionados

Seis pessoas foram detidas e mais de meio milhão de euros apreendidos numa mega operação de combate ao furto e recetação de catalisadores nos distritos de Lisboa e Setúbal, informou esta sexta-feira o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP.

A investigação possibilitou “indiciar um grupo de suspeitos que se dedicava ao furto e à recetação de catalisadores furtados e que constituía um nível de recetação intermédia e final, uma vez que os catalisadores furtados eram entregues em empresas responsáveis pelo processamento e venda dos metais preciosos que compõem este tipo de componente automóvel”, explica um comunicado do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP.

As empresas em causa foram alvo de buscas não domiciliárias que permitiram apurar que, “além da atividade económica lícita, na recolha e tratamento de resíduos, possuíam um mercado paralelo ilícito”.

Segundo a PSP, essas empresas “recebiam catalisadores furtados de diversos locais do país e, após o devido processamento, exportavam toneladas de catalisadores já triturados, obtendo assim lucros avultados de quantias monetárias”.

Numa operação conjunta da Divisão de Investigação Criminal e Autoridade Tributária com o Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) Regional de Lisboa, executaram-se na quinta-feira seis mandados de detenção, oito buscas domiciliárias e dezenas de buscas não domiciliárias nos distritos de Lisboa e Setúbal.

Em causa estavam factos suscetíveis de configurar os crimes de associação criminosa, furto qualificado, recetação, fraude fiscal, falsificação de documentos e branqueamento de capitais.

Seis homens, entre os 23 e os 43 anos, incluindo um responsável de uma das empresas visada na investigação, foram detidos e a PSP apreendeu ainda perto de meio milhão de euros em dinheiro, material, armas e munições.

Entre os bens apreendidos estão 546.000 mil euros em numerário, 68 placas prensadas de metais preciosos provenientes do processamento de catalisadores, avaliadas em 100.000 euros, dois revólveres de calibre.32 e respetivas munições, uma pistola de calibre 6.35mm e respetivas munições, vários cartuchos de calibre 12 e duas armas de ‘airsoft’.

Três automóveis de gama alta, vários catalisadores furtados, ferramentas utilizadas para o furto de catalisadores, vários telemóveis e material informático e diversa documentação relativa à prática ilícita de transações comerciais de metais preciosos “com relevância para a investigação” foram outros dos objetos apreendidos, refere o comunicado.

Os detidos são apresentados hoje ao Juiz de Instrução Criminal de Lisboa para serem sujeitos a primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação.

De acordo com a PSP, a investigação irá continuar “no sentido de apresentar mais suspeitos perante as autoridades judiciais”.

A PSP tinha anunciado na quinta-feira estar a realizar uma “megaoperação” de combate ao furto e à recetação de catalisadores, nos distritos de Lisboa e Setúbal, e que a atividade criminosa em questão tem sido “desenvolvida por estrangeiros a residir em território nacional”, referia um comunicado.

Continue a ler esta notícia

Relacionados