Mariana e Farana, as vítimas mortais do ataque ao Centro Ismaili - TVI

Mariana e Farana, as vítimas mortais do ataque ao Centro Ismaili

Ataque em centro ismaili em Lisboa. 28 março 2023. Foto: António Cotrim/Lusa

Vítimas, de nacionalidade portuguesa, trabalhavam no centro ismaelita de Lisboa

Relacionados

Mariana Jadaugy, 24 anos, e Farana Sadrudin, de 49, são as duas vítimas mortais do ataque desta terça-feira ao Centro Ismaili, em Lisboa. As duas mulheres, portuguesas, estavam no centro ismaelita quando um homem de nacionalidade afegã entrou armado com uma faca de grandes dimensões na sala onde decorria a aula de inglês. O suspeito foi neutralizado pelos agentes da PSP, que pouco demoraram a chegar ao local. Mas Mariana e Farana não resistiram aos ferimentos e morreram no local. 

A jovem de 24 anos, licenciada em Ciências Políticas e Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa e com mestrado na mesma área feito no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa, descrevia-se no LinkedIn como uma pessoa "apaixonada pelas relações internacionais, desenvolvimento e uma comunicadora alegre". Além do seu trabalho na fundação FOCUS, Mariana Jadaugy trabalhou ainda como voluntária na ReFood durante um ano.

Já Farana Sadrudin era formada em Engenharia pela Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, era sobrinha do representante diplomático do Imamat Ismaili em Portugal, Nazim Ahmad, e foi também representante da comunidade ismaelita em Madrid. Além disso, foi também membro do Conselho de Subsídios e Revisão e Membro do Conselho de Conciliação e Arbitragem por Portugal na Comunidade Ismaili. Trabalhava desde dezembro de 2021 na Fundação FOCUS - Assistência Humanitária, onde desempenhava funções de gestora de processo de integração orgânica dos refugiados.

O ataque desta terça-feira fez duas vítimas mortais e um ferido grave, que se encontra em estado grave no Hospital de Santa Maria, em Lisboa. O suspeito, que avançou com a faca de grandes dimensões para os agentes da polícia, foi baleado nos membros inferiores, detido e levado para o Hospital de São José, onde foi submetido a uma intervenção cirúrgica. 

Todas as informações AO MINUTO.

Continue a ler esta notícia

Relacionados