Covid-19: cientistas temem nova mutação do vírus na China - TVI

Covid-19: cientistas temem nova mutação do vírus na China

  • Agência Lusa
  • MJC
  • 25 dez 2022, 18:23
Covid-19 na China (EPA)

"A China tem uma população muito grande e a imunidade é limitada. E isso parece ser a causa pela qual poderemos assistir a uma explosão de uma nova variante", comenta um especialista

Relacionados

Os cientistas não sabem, mas temem que possa estar a ocorrer na China uma nova mutação do coronavírus, à semelhança do que sucedeu com a variante Omicron, noticia este domingo a agência AP.

Pode ser uma combinação de variantes ou algo completamente diferente, dizem os peritos citados pela agência de notícias norte-americana.

"A China tem uma população muito grande e a imunidade é limitada. E isso parece ser a causa pela qual poderemos assistir a uma explosão de uma nova variante", disse Stuart Campbell Ray, especialista em doenças infecciosas da Universidade Johns Hopkins. Cada nova infeção oferece a possibilidade de mutação ao coronavírus e o vírus está a espalhar-se rapidamente na China.

O país de 1,4 mil milhões de habitantes abandonou a política "zero covid". Embora as taxas reportadas de vacinação sejam elevadas, os níveis de reforço são mais baixos, especialmente entre as pessoas mais velhas.

As vacinas nacionais provaram ser menos eficazes contra infeções graves do que as versões ocidentais de RNA mensageiro. Muitas foram administradas há mais de um ano, o que significa que a imunidade diminuiu.

O resultado é um terreno fértil para o vírus mudar. "Quando temos grandes vagas de infeção, são normalmente seguidas por novas variantes", afirmou Ray.

Há três anos, a versão original do coronavírus propagou-se da China para o resto do mundo e foi provavelmente substituída pela variante Delta, depois a Omicron e descendentes, que continuam a flagelar o mundo hoje.

Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE