Chris Hemsworth anuncia pausa na carreira após descobrir predisposição genética para a doença de Alzheimer - TVI

Chris Hemsworth anuncia pausa na carreira após descobrir predisposição genética para a doença de Alzheimer

  • CNN Portugal
  • CF
  • 21 nov 2022, 12:02
Chris Hemsworth (Don Arnold/WireImage)

Ator recebeu a notícia durante as gravações da série documental "Limitless"

O ator australiano Chris Hemsworth anunciou que vai fazer uma pausa na carreira, após descobrir que tem um risco elevado de desenvolver a doença de Alzheimer. 

A notícia foi descoberta de forma inesperada, durante as gravações da série documental "Limitless" - um projeto realizado por Darren Aronofsky que, de acordo com o site IMDb, pretende "explorar os limites do corpo humano e descobrir o que poderá conduzir a uma vida mais longa". O ator de 39 anos foi sujeito a uma série de testes genéticos e descobriu que possui duas cópias do gene ApoE4, herdadas de ambos os pais - uma condição verificada apenas em 2% a 3% da população mundial e que aumenta exponencialmente o risco de desenvolver a doença degenerativa.

O intérprete da personagem Thor viu assim confirmado o seu "maior medo": a possibilidade de ser afetado pela mesma doença que o seu avô. Ainda assim, Hemsworth realça que esta predisposição genética não é, necessariamente, uma sentença: "é uma forte indicação, mas não se trata de um gene determinista. Penso que, há dez anos, era considerado mais determinante". 

A evolução da neurociência ajudou a compreender que, para além da genética, estão envolvidos outros fatores como o estilo de vida e a estimulação cognitiva. "Tem tudo a ver com gestão do sono, gestão do stress, nutrição, movimento, fitness. Está tudo relacionado com estas ferramentas, que têm de ser aplicadas de forma consistente", explicou Hemsworth. 

O foco do ator é, portanto, afastar-se temporariamente da rotina atarefada de Hollywood e "simplificar". "Não é como se me tivesse reformado, mas [a descoberta] espoletou algo em mim que me fez querer uma pausa". Assim que a tourné de promoção da série "Limitless" terminar, Chris Hemsworth deverá regressar a casa, na Baía de Byron, e "desfrutar de uma boa pausa e simplificar. Estar com os meus filhos, estar com a minha mulher [a também atriz e modelo Elsa Pataky]". 

O plano inicial da série previa que os resultados dos testes genéticos fossem divulgados em primeira mão perante as câmaras. No entanto, visto tratar-se de um tema sensível, o realizador Darren Aronofsky e um dos médicos envolvidos na análise dos testes optaram por comunicar a notícia em privado. Colocaram ainda a hipótese de excluir este segmento do episódio, mas Hemsworth recusou. Em declarações à Vanity Fair, o australiano revela que pensou que esta poderia ser uma "motivação para as pessoas cuidarem melhor da sua saúde" e compreenderem os "passos de prevenção" a seguir para atenuar o risco de desenvolver a doença - e, também, para contribuir para um estilo de vida mais saudável, num plano geral. 

A série "Limitless" está atualmente em exibição na plataforma Disney+. 

Continue a ler esta notícia