"Gota fria" está prestes a afetar Portugal. Chuva chega esta quarta e agrava-se ao longo da semana - TVI

"Gota fria" está prestes a afetar Portugal. Chuva chega esta quarta e agrava-se ao longo da semana

  • CNN Portugal
  • MJC
  • 12 nov, 15:39

IPMA garante que situação "não será nada semelhante ao que se passou na região de Valência", uma vez que a depressão em Espanha foi agravada pela temperatura do Mediterrâneo

Relacionados

O verão de São Martinho já passou e, a partir desta quarta-feira, prevê-se o regresso da chuva ao território continental, diz à CNN Portugal Patrícia Gomes, meteorologista do IPMA, Instituto Português do Ar e da Atmosfera. "Amanhã [quarta-feira] já se prevê a ocorrência de alguns aguaceiros, sobretudo nas regiões do interior norte e centro, mas são quantidades pouco significativas", antecipa. Haverá uma descida acentuada das temperaturas e poderá "haver alguma neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela".

A situação irá, contudo, agravar-se durante a semana. Na quinta-feira, "com a aproximação de uma depressão em altitude (DANA ou "gota fria"), que vai afetar primeiro Espanha e depois irá deslocar-se para o território do continente, já se pode esperar alguma precipitação, principalmente para as regiões do centro e sul", adianta a meteorologista. "As maiores quantidades deverão ser no Baixo Alentejo e no Algarve."

Esta depressão terá uma trajetória de oeste para sudoeste e acabará por, na sexta-feira, posicionar-se entre o arquipélago da Madeira e o continente. "Enquanto estiver nesta posição, até pelo menos 17 [domingo], esta depressão vai ter bandas de precipitação associadas, que podem afetar ora o território continente (centro e sul) ora o arquipélago da Madeira. Tudo isto acaba por ter alguma incerteza associada, depende muito do local onde a depressão vai estacionar."

Apesar de se tratar de uma "depressão em altitude", este fenómeno "não será nada semelhante ao que se passou na região de Valência", garante Patrícia Gomes. "Aquela depressão em altitude era também alimentada pela temperatura da água do Mediterrâneo, a nossa água está relativamente quente mas não se compara com os valores do mar Mediterrâneo", explica.

O que se espera, diz, é "alguma precipitação dentro dos parâmetros habituais para esta altura do ano", originando "um aviso amarelo, eventualmente um aviso laranja numa ou outra localidade, tudo depende da localização da depressão". "Com a informação que temos neste momento, será uma situação de chuva normal para esta altura, ainda estamos no outono, é uma altura em que há bastante incerteza na atmosfera", conclui.

Continue a ler esta notícia

Relacionados