Mais de dois mil neozelandeses continuam isolados uma semana após passagem de ciclone - TVI

Mais de dois mil neozelandeses continuam isolados uma semana após passagem de ciclone

  • Agência Lusa
  • AM
  • 20 fev 2023, 06:24
Ciclone Gabrielle na Nova Zelândia (Associated Press)

Passagem do ciclone Gabrielle causou 11 mortos

Relacionados

Mais de duas mil pessoas permanecem isoladas na Nova Zelândia uma semana depois do ciclone Gabrielle ter atingido a Ilha Norte, causando 11 mortos, disse esta segunda-feira o primeiro-ministro, Chris Hipkins.

As autoridades neozelandesas estão a tentar contactar as pessoas, enquanto os serviços de emergência trabalham para restaurar completamente o abastecimento de energia a cerca de 15.000 casas e reparar as ligações à Internet e de telefone.

Hipkins disse, numa conferência de imprensa em Wellington, que a polícia conseguiu contactar 4.260 das 6.517 pessoas que ficaram isoladas.

O Governo da Nova Zelândia anunciou também um fundo de 250 milhões de dólares neozelandeses (146 milhões de euros) para a reparação de infraestruturas rodoviárias e outros 50 milhões de dólares neozelandeses (29 milhões de euros) para ajudar empresas e trabalhadores afetados.

O ciclone Gabrielle atingiu a Ilha do Norte a 12 de fevereiro, com o Governo da Nova Zelândia a declarar o estado de emergência em muitas regiões afetadas, incluindo Auckland, a cidade mais populosa do país.

Continue a ler esta notícia

Relacionados