Filme israelita proibido causa interesse entre os árabes - TVI

Filme israelita proibido causa interesse entre os árabes

A Valsa com Bashir

«A Valsa com Bashir» é vendido no mercado negro no Líbano

Relacionados
«A Valsa com Bashir», filme de animação israelita proibido no Líbano, está a despertar a curiosidade entre os muçulmanos em Beirute.

Segundo a agência Reuters, a película nomeada ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro está a ser vendida através de cópias de DVD pirateadas no mercado negro no bairro de Hamra, precisamente um dos locais retratados no filme.

O governo libanês proibiu a exibição de «A Valsa com Bashir» no cinemas, por entender que este oferece uma visão distorcida sobre o conflito armado entre Israel e o Líbano.

No entanto, nem todos os muçulmanos partilham da mesma opinião. «É um dos maiores filmes que já vi na vida», disse à agência Reuters Lokman Slim, activista da organização libanesa UMAM, que visa preservar as memórias de guerra do país exibindo filmes relacionados às décadas de conflitos.

«Sinto alguma inveja porque aqueles que devemos considerar nossos inimigos têm a coragem de tratar factos dos quais tomaram parte, enquanto nós, libaneses, mantemos um silêncio interminável em relação à nossa história», afirmou.

«A Valsa com Bashir» mistura documentário com animação para recordar a invasão israelita de há 26 anos para expulsar guerrilheiros palestinianos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados