Hollywood altera regras de nomeações para Óscares - TVI

Hollywood altera regras de nomeações para Óscares

David Seidler na 83ª edição dos Prémios da Academia (EPA/Paul Buck)

Categoria de Melhor Filme pode ter entre cinco a 10 nomeações. Novas regras foram ainda aplicadas às categorias de animação e efeitos especiais

Relacionados
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou esta quarta-feira a alteração no número de nomeados para o melhor filme para a edição de Óscares de 2012.

A Academia aprovou um novo sistema de votações que deixa a categoria de melhor filme com um números de votações que pode variar entre as cinco e as 10 nomeações.

Assim, para que um filme seja nomeado deverá ter pelo menos cinco por cento dos votos na primeira posição, o que Bruce Davies, director executivo da Academia acha mais justo.

De acordo com um estudo sobre os dados das nomeações, o director executivo da Academia refere que «é claro que os membros demonstram de forma regular uma forte admiração por mais de cinco filmes».

Bruce Davies refere que a nomeação para o melhor filme deveria ser uma «indicação de mérito extraordinário». «Se houver só oito filmes que merecem a honra em determinado ano não nos devemos sentir obrigados a arredondar esse número», explicou.

A Academia anunciou ainda novas regras para as categorias de melhor animação, em que já que não será necessário que os membros votem em «activar» a categoria, embora sejam necessários no mínimo oito filmes para que a categoria entre na competição.

As regras que todos os anos são revistas aumentaram ainda de sete para 10 as nomeações para os semifinalistas das categorias de efeitos especiais.

O resultado de candidatos apurados com este novo sistema só será anunciado a 24 de Janeiro e a entrega dos Óscares decorrerá a 26 de Fevereiro de 2012 no Kodak Theatre, em Hollywood & Highland e será transmitido em directo pela ABC.
Continue a ler esta notícia

Relacionados