Polanski vai a Zurique receber prémio em atraso - TVI

Polanski vai a Zurique receber prémio em atraso

Realizador foi preso em 2009 quando foi ao festival suíço

Relacionados
Roman Polanski vai estar no Festival de Cinema de Zurique para receber o prémio de carreira que lhe foi atribuído há dois anos.

O certame suíço decorre do próximo dia 22 de Setembro a 2 de Outubro e o realizador franco-polaco estará presente na cerimónia de tributos que se realizará no dia 27.

O anúncio foi feito pela porta-voz do festival, Claudia Wintsch, mas a Associated Press refere que a organização não fornece mais detalhes.

Roman Polanski enfrenta um mandado de detenção internacional da Interpol efectivo em 188 países. O realizador é pretendido pela justiça dos Estados Unidos para responder a uma acusação de abuso de uma jovem de 13 anos em 1977.

Foi em 2009 que o festival suíço premiou o realizador de «O Escritor Fantasma» pela carreira e foi quando Polanski chegou a Zurique que tinha as autoridades helvéticas à sua espera no aeroporto para o prenderem.

Enfrentando um pedido de extradição para os Estados Unidos, Polanski esteve dois meses detido e passou depois para prisão domiciliária enquanto a justiça suíça avaliava a extradição. O realizador acabou libertado em 2010 e pode este ano regressar à Suíça, pais onde, pela decisão judicial verificada, é um dos poucos onde pode circular em liberdade- além da França ou da Polónia, onde adoptou a nacionalidade e onde nasceu.

O mais recente filme de Roman Polanski é «Carnage», uma adaptação da peça de teatro de Yasmina Reza, «Le Dieu du Carnage». A história do filme passa-se em Nova Iorque, mas a rodagem aconteceu em Paris. Kate Winslet, Jodie Foster, Christoph Waltz e John C. Reilly fazem um elenco de luxo num filme que já foi visto no recente Festival de Veneza.

Continue a ler esta notícia

Relacionados