Economia mundial sucumbe ao pessimismo - TVI

Economia mundial sucumbe ao pessimismo

Planeta

Clima económico no nível mais baixo em dois anos

Relacionados
O clima económico mundial piorou no quarto trimestre deste ano. Está mesmo no nível mais baixo desde há dois anos, segundo o «World Economic Survey».

«As perspectivas sobre o clima económico mundial caíram de 107,7 pontos no segundo trimestre deste ano para 78,7 pontos no quarto trimestre», lê-se no relatório hoje publicado pela Câmara de Comércio Internacional (ICC) e pelo Instituto para a Investigação Económica alemão (Ifo).

Baterias apontadas à Zona Euro

A evolução negativa do clima económico mundial baseia-se nas perspectivas «cada vez mais negativas» avançadas pelos especialistas em economia, a partir de um inquérito realizado a mais de 1.000 peritos.

«Estes resultados demonstram o frágil estado do sector financeiro» e «reforçam a ameaça de que as economias, ainda relativamente fortes de muitos países, poderão entrar em recessão», apontou o secretário-geral da ICC, Jean-Guy Carrier, citado pela Lusa.

Contudo, «não é tarde demais para evitar um cenário destrutivo se os governos de todo o mundo e, em particular, os da Zona Euro forem capazes de convencer os mercados de que estão a ser tomadas as decisões certas».

Destaque para «a falta de confiança nas políticas económicas dos governos» à escala global, um problema que é apontado pela primeira vez como o mais importante desde que o trabalho foi lançado há exactamente 20 anos, destaca o director responsável pelos inquéritos empresariais do Ifo, Gernot Nerb.

É que, note-se, a falta de confiança suplanta já problemas como o défice público e o desemprego.

A previsão sobre a inflação para o final de 2011 indica que deverá permanecer nos 4%, em termos médios, sendo que a maioria dos especialistas espera que as taxas de juros se mantenham inalteradas ao longo dos próximos seis meses.

O inquérito, direccionado a especialistas de empresas e de instituições universitárias, abrangeu 119 países e foi realizado em Outubro, tendo as respostas sido analisadas para se alcançar um valor trimestral representativo do actual clima económico mundial.
Continue a ler esta notícia

Relacionados