A maior produtora de cobre da Europa foi roubada em 185 milhões de euros - TVI

A maior produtora de cobre da Europa foi roubada em 185 milhões de euros

  • CNN
  • Olesya Dmitracova
  • 20 set 2023, 11:40
Aurubis (Marcus Brandt/dpa/picture alliance/Getty Images)

A Aurubis produz cerca de 1,1 milhões de toneladas de "cátodos" de cobre, ou chapas quadradas, por ano em fábricas na Europa e nos Estados Unidos. A empresa é responsável por cerca de 30% da produção europeia deste tipo de cobre e por 3% a 5% da produção mundial

A maior produtora de cobre da Europa foi roubada em 185 milhões de euros, possivelmente com a ajuda de pessoas de dentro da empresa, informou a companhia na terça-feira.

Depois de ter realizado um inventário extraordinário a 31 de agosto, a empresa alemã Aurubis descobriu que tinha pago faturas inflacionadas por carregamentos de sucata e outros materiais, com base em amostras que tinham sido manipuladas para mostrar um teor de cobre muito mais elevado do que o que se verificou.

O inventário estabeleceu a escala dos roubos que a empresa revelou em 31 de agosto e em junho, disse um porta-voz da Aurubis à CNN. As perdas forçaram a Aurubis a reduzir a sua previsão de lucros antes de impostos para o atual ano fiscal em cerca de 170 milhões de euros.

A empresa revelou a 15 de junho que tinha identificado " atividades criminosas passadas" e que o Ministério Público e a polícia em Hamburgo, onde a Aurubis está sediada, estavam a investigar "funcionários ativos e antigos da Aurubis", bem como pessoas contratadas por outras empresas que trabalham na fábrica da Aurubis.

"A empresa tem dado todo o apoio ao Ministério Público e à polícia desde há vários anos", acrescentou, referindo que alguns dos suspeitos foram detidos.

Se os mesmos criminosos estão por detrás destes casos anteriores e do roubo revelado em agosto está a ser investigado, afirmou o porta-voz da Aurubis na terça-feira.

O Gabinete Estatal de Investigação Criminal de Hamburgo ainda está a conduzir a investigação, disse a empresa.

A polícia de Hamburgo também disse à CNN no início deste mês que tinha aberto uma investigação, acrescentando que "atualmente não há provas" de que os casos mais recentes e anteriores na Aurubis estejam relacionados.

A Aurubis produz cerca de 1,1 milhões de toneladas de "cátodos" de cobre, ou chapas quadradas, por ano em fábricas na Europa e nos Estados Unidos. A empresa é responsável por cerca de 30% da produção europeia deste tipo de cobre e por 3% a 5% da produção mundial.

O cobre é amplamente utilizado na construção, nomeadamente em fios eléctricos e condutas de água. É também um metal vital para a transição energética, uma vez que é utilizado em turbinas eólicas, painéis solares e carros elétricos.

*Nadine Schmidt contribuiu para a reportagem

Continue a ler esta notícia